Jarbas propõe perda automática de mandato em caso de condenação por improbidade



Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (15), o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2013, de sua autoria, que prevê a perda automática do mandato nos casos de condenação por improbidade administrativa ou por crime contra a administração pública. Jarbas disse que a medida é um passo importante para a consolidação da democracia.

Segundo o senador, o Congresso Nacional “está às portas de um provável tensionamento” com o Supremo Tribunal Federal (STF), por conta da iminente publicação do acórdão com as penas para os condenados no mensalão. O senador citou os deputados João Paulo Cunha e José Genoíno, ambos do PT de São Paulo, que foram condenados à prisão.

Na visão de Jarbas, a Câmara dos Deputados não teria outra opção a não ser obedecer ao STF e declarar a perda de mandato dos condenados. No entanto, lembrou o senador, os dois órgãos se consideram legítimos para declarar a perda de mandatos. Por isso, Jarbas pediu prudência ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

- Se não houver sabedoria por parte de Henrique Alves, poderá haver uma rusga desnecessária com o STF – alertou o senador.

Segundo Jarbas, não é possível apenas assistir à situação. Para evitar que a “celeuma” se prolongue por mais tempo e por considerar que o decoro de um parlamentar não pode conviver com a condenação por improbidade, Jarbas quer que a situação seja prevista pela Constituição. Pela proposta, a Mesa da respectiva Casa Legislativa ficará limitada apenas a declarar a perda do mandato, assim que o Judiciário decidir pela condenação.

O senador acrescentou que, caso seja aprovada a PEC, acabam-se as controvérsias sobre a perda de mandato quando o parlamentar estiver envolvido em caso de improbidade.

- Não podemos ficar à mercê de decisões fundamentadas em fisiologismo. Não podemos nos omitir de esclarecer a matéria na Constituição Federal – disse.



15/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Taques defende perda automática de mandato em caso de condenação criminal

Jarbas chama agenda positiva de 'lorota' e defende perda automática de mandato em caso de corrupção

Jarbas Vasconcelos volta a defender perda automática de mandato

Jarbas Vasconcelos critica deputado por se opor à PEC da perda automática de mandato

Jarbas pede votação de PEC que determina perda automática de mandato de condenados por corrupção

Jarbas critica não votação de perda automática de mandato para parlamentares condenados