Aguarda votação em Plenário PEC que incentiva desenvolvimento científico e tecnológico



Após aprovação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), aguarda inclusão na ordem do dia a regulamentação da concessão de incentivos às atividades científicas e tecnológicas. A proposta de emenda à Constituição (PEC 22/04), de autoria da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), foi relatada pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) na CCJ.

A PEC acrescenta ao texto constitucional a exigência de que a concessão de incentivos ao desenvolvimento científico e tecnológico seja regulamentada por lei complementar. A senadora explica, na justificação da matéria, que esse instrumento legal (lei complementar) tem a vantagem de não permitir que o seu conteúdo possa ser alterado por uma simples lei ordinária.

"A proposta confere similaridade de tratamento entre a concessão de incentivos ao desenvolvimento científico e tecnológico e a regulação de matérias das áreas de saúde e previdência social", argumenta Roseana.

Eduardo Azeredo lembra, em seu relatório, que embora tenha consagrado em dispositivos próprios a necessidade de incentivos financeiros para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais e para o esporte, a Constituição não agregou a possibilidade de apoio financeiro estatal, direto ou incentivado, à atividade de pesquisa científica e tecnológica.

O senador defende a isonomia entre as áreas científica e tecnológica com as áreas cultural e desportiva, como forma de assegurar o devido incentivo e proteção à inteligência nacional voltada para o desenvolvimento sócio-econômico.



02/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que regulamenta Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico segue para o Plenário

CE examina regulamentação do fundo de desenvolvimento científico e tecnológico

CCJ vota regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vai à sanção

Regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vai à sanção

CCJ aprova regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico