Alberto Silva negocia implantação do Biodiesel
O senador Alberto Silva (PMDB-PI) reuniu-se nesta quinta-feira (24), pela manhã, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, para tratar do Projeto Biodiesel, uma usina-piloto de óleo diesel feito a partir do óleo de mamona que está sendo instalada no Piauí. Segundo o senador, a plantação de mamona destinada ao óleo diesel é a solução para o problema dos sem-terra em todo o país, pois propicia a criação de uma nova estrutura agrícola na qual proprietários e lavradores serão beneficiados.
O encontro foi realizado no restaurante da Câmara dos Deputados e contou com a participação de parlamentares. O senador é autor e coordenador desse projeto, criado quando ele assumiu a presidência da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), que o desenvolveu juntamente com a Universidade Federal do Ceará. O Biodiesel, que também conta com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), observa o senador, será desenvolvido em todo o Nordeste a partir de comprovada sua eficiência no Piauí.
Alberto Silva relatou que a idéia de desenvolver o projeto surgiu a partir da escassez de combustível proveniente do petróleo e também em conseqüência da -situação calamitosa- em que se encontra o lavrador do Piauí, principalmente na região semi-árida. A vantagem do Projeto Biodiesel no caso nordestino, complementou, é que a mamona é resistente à seca e poderá tornar-se uma forma de emprego auto-sustentável para os lavradores da região.
24/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alberto Silva anuncia criação de usina de biodiesel
Alberto Silva fala à TV Senado sobre o biodiesel
Alberto Silva: biodiesel dará renda a milhões de sertanejos
Alberto Silva diz que biodiesel é alternativa econômica para o Nordeste
Alberto Silva: o biodiesel é a grande solução para o país
Alberto Silva diz que biodiesel é solução para sem terra no Brasil