Alberto Silva: o biodiesel é a grande solução para o país
Ao comentar o crescente interesse pela produção do biodiesel no país, o senador Alberto Silva (PMDB-PI) voltou a defender nesta terça-feira (11) que o combustível seja produzido a partir da mamona. Ele recordou que, há 25 anos, quando exercia a presidência da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), um grupo de químicos da Universidade Federal do Ceará estudava vegetais com potencial oleaginoso e extraíram do mameleiro o óleo desenvolvido com sucesso para movimentar motores a diesel.
O senador atribuiu o maior interesse pelo biodiesel ao caos do tráfico urbano, ao aumento da poluição e à escassez de óleos minerais. A produção do combustível, na sua opinião, pode representar uma solução para o problema do desemprego no país., acrescentou o senador, que pediu mais recursos para o desenvolvimento da tecnologia do biodiesel.
Alberto Silva relatou experiência ocorrida há três anos no semi-árido do Piauí, em que o cultivo da mamona, que não impede outras culturas, como a do feijão caupi, permitiu que os produtores passassem a ter uma renda mensal de R$ 1 mil. Com base nessa experiência, o senador sugeriu a criação de associações de lavradores para a produção de mamona e disse que esse projeto deve servir de exemplo para programas do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
11/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alberto Silva diz que biodiesel é solução para sem terra no Brasil
Alberto Silva diz que biodiesel é alternativa econômica para o Nordeste
Alberto Silva aproveita MP do biodiesel para defender produção do combustível
Alberto Silva negocia implantação do Biodiesel
Alberto Silva pede solução para reforma da Previdência
Alberto Silva anuncia criação de usina de biodiesel