ALCÂNTARA ANUNCIA REUNIÃO SOBRE A SECA NO NORDESTE



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) anunciou hoje (dia 8) que na próxima semana terá um encontro com o secretário de Políticas Regionais, Fernando Catão, a fim de conhecer as medidas que o governo federal vai adotar para o combate à seca no Nordeste. Alcântara pretende aproveitar a reunião para apresentar algumas sugestões destinadas a minorar o sofrimento da população do semi-árido nordestino.

Segundo o senador, a situação no interior do estado do Ceará é muito grave, com a perda de mais de 80% da colheita, falta de água "até mesmo para beber" e ausência de oferta de trabalho, o que tem levado a população da região a um estado desesperador.

Lúcio Alcântara disse que os nordestinos não estão "de pires na mão", pedindo uma esmola. Ele sustentou que uma das atribuições básicas da União é a de socorrer estados e regiões vitimados por calamidades. Para o senador, não se pode admitir, sob a justificativa de descentralização administrativa, que a União se omita numa situação grave como a seca de grandes proporções que está atingindo o Nordeste.

Na sua opinião, devem ser adotadas fórmulas que garantam assistência às populações atingidas pela seca em locais próximos de onde elas vivem. O senador defendeu ainda a necessidade de o governo ter políticas de desenvolvimento regional e manifestou seu desejo de que o governo tenha "coragem de enfrentar o problema da transposição das águas do São Francisco, o que poderá perenizar muitos rios na região".Em apartes, apoiaram o discurso de Lúcio Alcântara os senadores José Alves (PFL-SE) e Bernardo Cabral (PFL-AM).



08/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em reunião com produtores do Nordeste, Renan assegura prioridade para MP da Seca

Lídice da Mata anuncia convênios para amenizar seca no Nordeste

Governo anuncia liberação de R$ 2,7 bilhões para ações de combate à seca no Nordeste

ALCÂNTARA DESTACA PESQUISA SOBRE A SECA

TV Senado apresenta documentário sobre a seca no Nordeste

Senadores propõem diálogo com governo sobre seca no Nordeste