ALCÂNTARA APONTA MEDIDAS QUE PODEM ACABAR COM A POBREZA NO NORDESTE
Na avaliação do senador, a posição do Brasil é satisfatória no que diz respeito à estabilidade, já que com o Plano Real o governo conseguiu índices de redução de pobreza. No entanto, observou, o mesmo não aconteceu com o crescimento econômico, que não acompanhou taxas próximas à média do Século 20, isto é, de 7% ao ano.
O modelo seguido nas três últimas décadas no Sudeste Asiático, especialmente Coréia do Sul e Taiwan, é para o senador um exemplo a ser seguido no campo de políticas públicas de distribuição de ativos. Segundo Lúcio Alcântara, esses países promoveram a reforma agrária, proveram sua população da educação considerada fundamental e criaram mecanismos de crédito popular. O senador entende que o atual governo realizou avanços na reforma agrária e na educação, mas reconhece que ainda persistem problemas graves.
Lúcio Alcântara ressaltou programas como a redução da mortalidade infantil, e o apoio ao ensino fundamental e à agricultura familiar, implementados pelo Programa Comunidade Solidária, além da Previdência Rural, como esforços positivos do governo no combate à pobreza, especialmente no Nordeste.
27/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALCÂNTARA PEDE MEDIDAS DE COMBATE À POBREZA
LÚCIO ALCÂNTARA APONTA INSATISFAÇÃO DO NORDESTE COM PPA
ALCÂNTARA DEFENDE MEDIDAS PARA DESENVOLVER O NORDESTE
Bolsa Família não vai acabar com a pobreza, diz Mão Santa
Ipea: País pode acabar com a pobreza em 20 anos
Ibase completa 30 anos com desafio de ajudar a acabar com pobreza extrema