ALCÂNTARA DEFENDE INICIATIVAS DO GOVERNO PELA REFORMA AGRÁRIA



As recentes iniciativas do governo voltadas para a realização da reforma agrária no país foram defendidas pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) como instrumentos capazes de privilegiar a agricultura de base familiar, aumentar o volume de produção na área rural e gerar postos de trabalho, propiciando o crescimento da renda no campo e a redução do êxodo rural.

- Esse conjunto de benefícios é que deve nortear toda e qualquer política governamental e qualquer iniciativa da sociedade civil em prol da reforma agrária - observou.

Para Lúcio Alcântara, o governo "reformou a reforma agrária" ao promover mudanças na legislação, como as que alteraram a sistemática de cálculo do Imposto Territorial Urbano (ITR) e estabeleceram o rito sumário nos processos de desapropriação de imóveis rurais. Pela nova lei, salientou, a contestação judicial apresentada pelos proprietários de área desapropriada não impede a imissão de posse da terra para o governo.

O senador lembrou que 104.956 famílias foram assentadas no biênio 1995/96 e destacou a importância de programas como o Procera, que garante recursos subsidiados aos assentados, o Projeto Lumiar, que promove apoio técnico às famílias, e o Programa Cédula da Terra, que visa à concessão de financiamento para a compra de terra, com 20 anos de prazo para pagamento.



03/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


GOVERNO FARÁ REFORMA AGRÁRIA MAIS DEMOCRÁTICA, DIZ ALCÂNTARA

Ana Júlia aplaude iniciativas reforma agrária no Pará

SÉRGIO MACHADO DEFENDE REFORMA AGRÁRIA DO GOVERNO

ALCÂNTARA QUER REFORMA AGRÁRIA DESCENTRALIZADA

PARA ALCÂNTARA, CENSO SOBRE REFORMA AGRÁRIA DERRUBA MITOS

Pescadores do Rio serão assistidos pela reforma agrária