GOVERNO FARÁ REFORMA AGRÁRIA MAIS DEMOCRÁTICA, DIZ ALCÂNTARA



O assentamento de mais de 200 mil famílias nos próximos três anos, anunciado pelo governo, deverá contabilizar um total de 600 mil assentadas até o final do mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, o que vai assegurar o acesso mais democrático do homem do campo à terra, afirmou o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE). O objetivo do governo, segundo o senador, é descentralizar a reforma agrária e garantir o desenvolvimento socioeconômico sustentável do meio rural.
Alcântara analisou, em discurso, o que chamou de "velha e secular injustiça social derivada do monopólio da terra" no país, e disse que esse conflito esgotou as relações sociais, políticas e econômicas que sempre predominaram no meio rural. A reforma agrária de hoje, acrescentou, precisa ser mais democrática e deve vir acompanhada de ação exemplar da justiça, com punição dos crimes que são cometidos contra trabalhadores rurais.
- As causas reais da violência existente no campo são decorrentes do conjunto dos enormes problemas sociais e institucionais que temos, da vergonhosa impunidade nacional que protege pecuaristas, grileiros e madeireiras em suas atividades ilícitas e da própria fraqueza do Estado, que ainda não tem capacidade suficiente para coordenar a vida social da Nação em sua totalidade - disse.
O senador citou o conflito em Eldorado dos Carajás, envolvendo policiais militares e sem-terra, o assassinato do Padre Josimo Morais, vigário de São Sebastião do Tocantins, e do líder rural Chico Mendes, então presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (AC), entre outros.
- Apesar das manchas de sangue que marcam profundamente a luta pela justiça social no campo e que envergonham ainda mais a imagem do Brasil no exterior, devemos reconhecer que o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso assentará mais gente no meio rural do que todos os governos que o antecederam nesses últimos trinta anos - concluiu.

27/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA DEFENDE INICIATIVAS DO GOVERNO PELA REFORMA AGRÁRIA

ALCÂNTARA QUER REFORMA AGRÁRIA DESCENTRALIZADA

Suplicy utiliza dados do Incra para mostrar que reforma agrária foi mais efetiva no governo de Lula

PARA ALCÂNTARA, CENSO SOBRE REFORMA AGRÁRIA DERRUBA MITOS

Reforma agrária, o tema mais polêmico

REFORMA AGRÁRIA TERÁ MAIS ATENÇÃO DA CAS