ALCÂNTARA DEFENDE REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA A ABIN
Lúcio Alcântara fez essas considerações ao participar, como convidado, do 1º Encontro da Agência Brasileira de Inteligência no ano 2000, realizado na sede da Abin, em Brasília. Para o senador, o serviço de inteligência nacional "anda por um bom caminho" e somente através de um treinamento rigoroso de seus agentes, conforme observou, é que poderá apresentar um trabalho compatível com o Estado democrático que a nação deseja.
Apesar de reconhecer que os centros de inteligência, em todo o mundo, se constituem em núcleos de poder, Lúcio Alcântara entende que é imprescindível que haja uma demanda permanente por parte do chefe de governo sobre todo o sistema, bem como o acompanhamento dessa demanda, a fim de evitar que ele aja por iniciativa própria.
- Além disso, o serviço de inteligência deve reportar-se exclusivamente ao chefe de governo, a quem cabe a decisão de compartilhar as informações que recebe com outros auxiliares. As informações devem fluir naturalmente em direção ao presidente da República evitando-se, com isso, a criação de feudos de informações - advertiu Lúcio Alcântara.
O senador cearense fez um histórico dos centros de informações espalhados por vários países, e disse que a Abin tem revelado boa disposição para a convivência com os mecanismos de controle a que está legalmente submetida.
A Abin, além do controle interno, exercido pela Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo, está sujeita ao controle externo, exercido por uma comissão mista do Congresso Nacional e pelo Tribunal de Contas da União. Cabe ao Senado, conforme informou ainda, aprovar o nome do diretor-geral da agência.
30/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Contratos emergenciais: Líder do PPS defende realização de concurso público
Azeredo quer realização de concurso público para o Cade
Lobão pede urgência para realização de concurso público de policiais rodoviários
Parlasul abre caminho à realização de concurso público
Diretoria Geral do Senado divulga nota sobre realização de concurso público
Comissão deverá receber relatório do Exército sobre equipamentos da Abin para realização de grampos