Alcântara diz que crianças e adolescentes são as maiores vítimas da violência
- É essencial encarar o jovem como co-responsável na definição das políticas públicas, como sujeito capaz de participar, ampliar, influir e transformar projetos, programas e atividades implementados pelo governo e/ou pela sociedade civil. O primeiro passo é mobilizar o adolescente para em seguida oferecer-lhe as condições para uma atuação construtiva - afirmou.
Em sua palestra, que citou em pronunciamento, o senador disse que antigas formas de solidariedade como a igreja e a família estão perdendo a força, pois estão sofrendo duros golpes em sua credibilidade e legitimidade. De acordo com Alcântara, valores como o trabalho, que guiavam a vida dos homens em sociedade e constituíam sua identidade, são ameaçados numa sociedade cujos governantes parecem encarar o desemprego como realidade irrecorrível.
- São muitos os espaços a serem ocupados pelos jovens na luta pela paz, mas o chamado protagonismo juvenil é sem dúvida, elemento primordial. É preciso que os jovens se vejam cada vez mais como sujeitos políticos aptos a influenciar decisões políticas em seu favor e, para isso, as associações juvenis devem ser estimuladas. Daí a esperança que traz a todos, vermos a magnitude de um encontro desta natureza, e por isso me sinto honrado com o convite para participar e privilegiado por ter assistido a tão representativa homenagem à paz - concluiu o senador.
Mais de três mil painelistas e palestrantes participaram da I Feira da Juventude, realizada entre os dias 13 e 16 deste mês e que foi visitada por mais de 30 mil visitantes.
21/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo cria comitê para proteger crianças e adolescentes vítimas das chuvas no RJ
Violência sexual atinge 2 milhões de crianças e adolescentes por ano, diz ONU
Oficina discute violência sexual contra crianças e adolescentes
Paulo Davim lamenta violência contra crianças e adolescentes
Níura Demarchi: violência contra crianças e adolescentes é intolerável
Enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes é tema de encontro em Boa Vista