ALCÂNTARA DIZ QUE O LEGISLATIVO DEVE REGULAMENTAR PROJETO GENOMA PARA USO SOCIAL
O senador também destacou a importância da Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos, elaborada pela Unesco para impedir abusos nessa área. Lúcio Alcântara entende que essa declaração estimula a pesquisa relativa ao conhecimento do genoma humano e o desenvolvimento de suas aplicações em biologia e medicina, dentro de parâmetros éticos, e considera a liberdade de pesquisa como parte da liberdade de pensamento:
- A declaração da Unesco enfatiza que práticas contrárias à dignidade humana, como a clonagem reprodutiva de seres humanos, não devem ser permitidas - afirmou -.
Segundo Lúcio Alcântara, o Brasil tem grande contribuição a dar em termos de pesquisa científica. E lembrou notícia recente, de que o Brasil deve ser o primeiro país do mundo a identificar todo o processo de formação de um câncer de mama, o que deverá acontecer até o final do ano.
O senador, que é médico, disse que o mapeamento do genoma humano foi obtido graças ao apoio de um consórcio financiado pelos governos dos Estados Unidos e de outros países e uma empresa privada.
- Esta empresa pretendia patentear as descobertas, de modo que poderia vender a informação sobre determinados genes e até o direito de utilizá-los, o que seria um absurdo - disse o senador, para quem fatos como esse reforçam a necessidade de uma legislação para o setor.
15/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Proposta da sociedade para regulamentar greve de servidores deve virar projeto de lei
Projeto pretende regulamentar serviços de telecomunicação de interesse social
Projeto social cearense é apresentado nos EUA, diz Alcântara
ALCÂNTARA: BRASIL DEVE TER PROJETO DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO
Relatório de Jucá para regulamentar emenda das domésticas deve ser votado no dia 6
CCJ deve convidar ministro da Defesa para discutir projeto que destina recursos para ação social das Forças Armadas