ALCÂNTARA ELOGIA PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DE SÍTIOS HISTÓRICOS



Ao registrar a passagem do Dia do Patrimônio Histórico, comemorado ontem (dia 17), o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) elogiou a iniciativa do Ministério da Cultura (MinC)e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de criar o Programa de Revitalização de Sítios Históricos através da Recuperação do Patrimônio Cultural.Na opinião do senador, "recuperar os centros históricos é possibilitar o encontro do povo consigo mesmo, com sua raízes e com sua cultura".

- Saber a própria história é um requisito para o conhecimento de si; e, sem se conhecer, nenhum povo pode progredir de maneira autônoma. O estado de abandono de muitos dos monumentos nos ameaça com a possibilidade de perda irreparável desses marcos da História, com a certeza do apagamento de nossa memória - defendeu.

O programa tem por objetivo a preservaçãode áreas urbanas historicamente valiosas, dentro de uma perspectiva que privilegia o desenvolvimento e a reabilitação urbana, com a recuperação do patrimônio edificado. Isso significa, conforme assinalou,que o MinC e o Iphan têm conhecimento dos problemas criados pelo crescimento desordenado das cidades e de que esse processo só pode ser detido se a preservação for economicamente atraente para proprietários e usuários dessas edificações.

Lúcio Alcântara destacou ainda que a recuperação dos centros históricos resulta em uma grande oferta de empregos. E, a seu ver, "em uma era em que o nível de desemprego é considerado crônico, uma atividade que gere tantos postos de trabalho deve ser valorizada por governantes conscientes dos problemas sociais da nação".

18/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iphan define regras para eventos em sítios históricos na Bahia

Alcântara elogia Programa Telecomunidade, lançado por FHC

LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA PROGRAMA LUZ NO CAMPO

Alcântara elogia programa Venda em Balcão, do Ministério da Agricultura e do Abastecimento

Freire elogia revitalização do Conselho de Desenvolvimento do Recife

Francelino elogia comissão especial que tratada revitalização do Rio São Francisco