ALCÂNTARA QUER SOLUÇÃO PARA FINANCIAMENTO DA PRODUÇÃO DE CAJU
O senador explicou que os recursos, oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), passam do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o Banco do Brasil, que é responsável pelo repasse aos agricultores, a juros de 8,75% anuais. O Banco do Brasil, conforme relatou o senador, diz que a operação dá prejuízo, uma vez que todo o risco fica por conta do agente financeiro.
- A decisão de conceder o empréstimo é da União, controladora do Banco do Brasil. Essa situação vai acabar desmoralizando o governo - disse Alcântara.
O senador informou ter participado de um encontro entre produtores e o ministro da Agricultura e Abastecimento, Pratini de Moraes, que se mostrou indignado com a posição do Banco do Brasil. Segundo o ministro, houve acordo entre os órgãos governamentais antes do anúncio do empréstimo. "O Banco do Brasil deve retomar seu papel de financiador da agricultura, ou não precisamos do Bando do Brasil", disse Lúcio Alcântara, lembrando que outros setores agrícolas estão vivendo o mesmo problema.
Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) afirmou que a dificuldade de acesso ao crédito tem feito muitos agricultores mudarem de atividade. Já o senador Ricardo Santos (PSDB-ES) disse que a base do problema é a falta de comprometimento das autoridades monetárias com o crescimento do país, especialmente do setor agrícola.
05/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALCÂNTARA QUER SOLUÇÃO PARA CONFLITO ENTRE LOJISTAS E CARTÕES
Presidente do Conselho Nacional de Saúde quer solução definitiva para financiamento do setor
ALCÂNTARA ESTRANHA AUTORIZAÇÃO DE PARA IMPORTAÇÃO DE CASTANHA DE CAJU
CAE aprova fundo para apoio à produção de caju
Senado aprova fundo de apoio à produção de caju
ALCÂNTARA PEDE SOLUÇÃO PARA CRISE NAS UNIVERSIDADES