ALCÂNTARA EXORTA BRASILEIROS E PORTUGUESES A UMA INTEGRAÇÃO MAIOR
O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) afirmou hoje (dia 8) que Brasil e Portugal devem lutar por uma maior integração entre os dois países e, para isso, investir em diplomacias amadurecidas e profissionais. Ele falou na sessão solene realizada no plenário do Senado em homenagem ao presidente de Portugal, Jorge Sampaio.
Na opinião do senador, o momento é favorável a um novo e positivo ciclo de relações entre os dois países, que já incluem esse objetivo entre as metas de governo. Essa determinação, a seu ver, torna animadoras as possibilidades de cooperação em pesquisas e tecnologias e de formação de parcerias tanto nos setores públicos quanto privados.
- Quero que os brasileiros e portugueses desfrutem de um número crescente de direitos e oportunidades para se integrarem plenamente na sociedade que livremente escolherem viver - disse o senador. A seu ver, o fato de Portugal e o Brasil estarem incluídos em mercados regionais diferentes não deve ser um obstáculo, mas um estímulo à cooperação binacional.
Conforme Lúcio Alcântara, "há um destino a ser compartilhado entre Portugal e Brasil, valor a ser preservado e a ser multiplicado no bojo da inovadora experiência da globalização". Para ele, os dois países, juntos, terão melhores condições de alcançar um desenvolvimento legítimo, "que permita alargar a participação social nas oportunidades produtivas, nos benefícios do empenho comum e em melhores condições para as gerações futuras".
Alcântara abordou questões ligadas ao Timor Leste, ressaltando a responsabilidade de Portugal na luta pela autonomia daquele país. Por outro lado, destacou o apoio de Portugal a entrada do Brasil como membro do Conselho Permanente da ONU.
08/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamentares espanhóis e brasileiros acertam maior integração
Sarney exorta à pacificação e ao equilíbrio
Duhalde defende uma maior integração no Mercosul
ALCÂNTARA DESTACA MAIOR PARTICIPAÇÃO DA MULHER
Papaléo defende maior integração com a Guiana Francesa
LUIZ PONTES QUER MAIOR INTEGRAÇÃO DOS DEFICIENTES