Senado homenageia Darcy Ribeiro na passagem dos dez anos de sua morte



O intelectual e político Darcy Ribeiro foi homenageado pelo Senado Federal, em sessão especial realizada nesta quarta-feira (21).A proposição foi apresentada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) com o objetivo de assinalar a passagem dos dez anos da morte do antropólogo e educador, que se notabilizou pela permanente luta em defesa do ensino público gratuito e de qualidade.

No desempenho do mandato de senador, Darcy Ribeiro foi o relator da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB - Lei 9.394, de 1996. Também conhecida como Lei Darcy Ribeiro, a LDB define as linhas mestras do ordenamento da educação no país. Além dos princípios educativos, especificou níveis e modalidades de ensino, estrutura geral e funcionamento.

Darcy Ribeiro foi um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília (UnB), no início dos anos 60, nela atuando como primeiro reitor. Foi também o idealizador dos Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps, escolas de turno integral implantadas no Rio de Janeiro e que serviram de modelo para projetos similares em todo o país.

Como político e gestor, foi ministro da Educação no gabinete de Hermes de Lima e, em seguida, chefe da Casa Civil de João Goulart, permanecendo no cargo até a deposição do presidente, quando partiu para longo exílio. Também foi vice-governador do Rio de Janeiro, de 1993 a 1987. Foi eleito senador em 1991 e exerceu o mandato até sua morte, em 17 de fevereiro de 1997.

Membro da Academia Brasileira de Letras, Darcy Ribeiro é autor de extensa obra, envolvendo estudos de etnologia e antropologia, livros sobre educação, ensaios e também romances. Fazem parte dessa produção obras referenciais sobre o pais, como O povo brasileiro - A formação e o sentido do Brasil, de 1995.

Darcy Ribeiro nasceu na cidade mineira de Montes Claros, em 26 de outubro de 1922. Personalidade dinâmica e sempre disposto ao debate, defendia suas idéias sempre com paixão. Afetado por lento processo canceroso, comoveu o país pela sua vontade de viver e de produzir até o final.



21/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão especial lembrará dez anos da morte do educador e senador Darcy Ribeiro

ARTHUR DA TÁVOLA HOMENAGEIA DARCY RIBEIRO

ALCÂNTARA HOMENAGEIA MEMÓRIA DE DARCY RIBEIRO

TV Senado apresenta especial sobre Darcy Ribeiro

TV Senado exibe especial sobre Darcy Ribeiro

Senado faz sessão especial em homenagem a Darcy Ribeiro