ARTHUR DA TÁVOLA HOMENAGEIA DARCY RIBEIRO



O senador Artur da Távola (PSDB-RJ) fez hoje (dia 4), durantehomenagem à memória de Darcy Ribeiro, um histórico da vida pessoal e política do ex-senador, destacando que Darcy "nunca perdeu o brilho de uma criança livre, uma criança livre do pensamento, da política na qual se atirava com alegria e numa aventura deliciosa".

Na opinião de Távola, a figura de Darcy Ribeiro precisa ser melhor compreendida, uma vez que sua personalidade "era constituída por diabinhos benditos que estão muito mais para o céu do que para o inferno".

Segundo Artur da Távola, Darcy "nunca perdeu seu idealismo que era realçado na criança livre que morava dentro do ex-senador e que o acompanhou a vida inteira, mesmo nos momentos mais difíceis de sua vida".

Artur da Távola destacou a personalidade cativante de Darcy Ribeiro, segundo ele, "séria e participante sem estar preso aos formalismos e à rigidez da compostura habitual do trato político que nos faz, muita vezes, seres endurecidos, distantes da vida e de tudo que pulsa".

Para Artur da Távola, o Darcy deixou, nos que com ele conviveram, uma marca que não desaparecerá de todos nós, especialmente sua solidariedade e alegria.

Em aparte, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) destacou os principais projetos apresentados pelo então senador Darcy Ribeiro, como os que resultaram na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e na de transplante de órgãos.



04/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA HOMENAGEIA MEMÓRIA DE DARCY RIBEIRO

Arthur Virgílio lembra Darcy Ribeiro e Lauro Campos na homenagem à UnB

Senado homenageia Darcy Ribeiro na passagem dos dez anos de sua morte

Lula inaugura Memorial Darcy Ribeiro na UnB

ALCÂNTARA LEMBRA ANIVERSÁRIO DE DARCY RIBEIRO

Darcy Ribeiro era discípulo de Rondon, diz Mão Santa