Arthur Virgílio lembra Darcy Ribeiro e Lauro Campos na homenagem à UnB



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (25), durante a homenagem aos 45 anos da Universidade de Brasília (UnB), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) lembrou os ex-professores da instituição e ex-senadores Darcy Ribeiro e Lauro Campos.

O senador recordou que o antropólogo Darcy Ribeiro foi o idealizador, criador e primeiro reitor da universidade, além de ter sido ministro da Educação e chefe do Gabinete Civil do presidente João Goulart. Na opinião de Arthur Virgílio, Darcy Ribeiro e Lauro Campos influenciaram positivamente gerações de brasileiros.

- Durante todo aquele período que significou a resistência ao período autoritário, influenciavam para valer as cabeças dos jovens que se lançavam à luta por liberdade - disse o senador.

Arthur Virgílio também recordou, e lamentou, o recente atentado contra estudantes de países africanos que fazem intercâmbio estudantil na UnB, que tiveram as portas de seus alojamentos incendiadas. As polícias civil e Federal ainda investigam o crime.

O senador lembrou que o Senado manifestou o seu repúdio ao episódio, que ele classificou como "boçal e racista", atingindo a imagem do Brasil de nação civilizada.

- O episódio mostra a que ponto somos capazes de fingir que não somos racistas - disse o senador.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou o pronunciamento do colega e lembrou do arquiteto Oscar Niemeyer, que também projetou vários prédios do Campus da Universidade de Brasília.



25/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA LEMBRA ANIVERSÁRIO DE DARCY RIBEIRO

ABDIAS NASCIMENTO LEMBRA UM ANO SEM DARCY RIBEIRO

Dornelles lembra da devoção de Darcy Ribeiro às causas que abraçava

CARLOS PATROCÍNIO LEMBRA PROJETO IDEALIZADO POR DARCY RIBEIRO

ARTHUR DA TÁVOLA HOMENAGEIA DARCY RIBEIRO

ROCHA QUER VIABILIZAR HOMENAGEM A DARCY RIBEIRO