Alcântara pede apoio para livrarias independentes
- Políticas governamentais de fomento ao livro trazem benefícios, mas também podem ser prejudiciais. Portanto, precisam ser melhor equacionadas. O principal benefício é o de levar, gratuitamente, o livro para milhões de crianças que, sem tal mecanismo, não teriam acesso a esse bem técnico e cultural. Por outro lado, em função de o governo adquirir os livros centralizadamente, de editores e grandes distribuidores, a empresa livreira local perde, pois deixa de intermediar essa transação: ou seja, ao não poder comercializar o livro para o maior mercado consumidor, o pequeno negociante é enfraquecido - disse.
Segundo o senador, as políticas governamentais do setor - programas de Leitura, Nacional do Livro Didático e Nacional da Biblioteca Escolar - têm investido na ampliação do número de bibliotecas e no provimento de livros aos leitores/escolares e bibliotecas, mas têm desconsiderado os comerciantes locais, deixando de beneficiar esse segmento com o investimento público feito na área.
- Assim, há uma possibilidade a ser aberta, para incluir a intermediação do livreiro na aquisição do livro didático.
Em sua palestra, citada em pronunciamento, Lúcio Alcântara disse que a concentração de consumo em centros comerciais voltados para a classe média tem levado à implantação de conjuntos de salas de cinemas e também de livrarias nesses estabelecimentos. Pesquisa da Associação Nacional de Livrarias (ANL) informa que os shopping centers têm-se revelado o melhor lugar para situar livrarias. Já o pequeno comerciante, destacou, com capital de giro reduzido, tem dificuldade para instalar sua loja nesses centros.
- Obviamente que não se há de esperar que as grandes editoras nacionais e multinacionais tomem a iniciativa de fortalecer as culturas locais e regionais. Do ponto de vista da economicidade, quanto menor o número de títulos e maior o número de exemplares, melhor - concluiu o senador.
27/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALCÂNTARA PEDE APOIO PARA CULTURA DO ALGODÃO
Livrarias têm até 10 de janeiro receber apoio em programação cultural
Alcântara pede apoio para reivindicação da Fármácia-Escola do Ceará
Filmes de produtoras independentes podem ter apoio financeiro das TVs
Livrarias receberão recursos para realizar programação cultural
LÚCIO ALCÂNTARA QUER APOIO PARA PROJETO SOBRE ALIMENTO FUNCIONAL