ALCÂNTARA PEDE SOLUÇÃO PARA CRISE NAS UNIVERSIDADES



As negociações entre governo e professores universitários precisam evoluir, "sem ficarem presas a preconceitos de ambas as partes", sob pena de se agravar a crise por que passam as universidades, advertiu hoje (dia 28) o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) em pronunciamento a propósito do Dia Nacional da Educação.

- A universidade pública está em franca decadência. Vamos sentar à mesa e ver o que possível avançar - afirmou o senador.

O senador reconheceu os avanços do governo Fernando Henrique Cardoso no ensino fundamental, mas alertou que há muito a se fazer ainda pelo terceiro grau. Lúcio Alcântara admite as dificuldades de gerenciamento para o setor dadas as limitações orçamentárias do governo, mas confia em soluções a curto prazo.

- Lamento que o governo não esteja sendo justo nessa questão. É verdade que os recursos são escassos, mas as universidades estão em estado precário - disse o senador cearense.

Lúcio Alcântara acredita que a presença no governo de "homens com a vida diretamente ligada ao meio universitário, muitas vezes como professores", é um ponto a favor na busca de soluções para o problema.

28/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA PEDE NEGOCIAÇÃO ENTRE AS PARTES PARA SOLUCIONAR IMPASSE DAS UNIVERSIDADES

Valadares pede solução para crise financeira dos municípios

Randolfe pede solução para crise na Companhia de Eletricidade do Amapá

Bernardo Cabral pede solução para crise na aviação civil

César Borges pede solução para a crise na produção de cacau

Parlamento pede solução negociada para crise entre Equador e Colômbia