ALCÂNTARA PROPÕE REAJUSTE PARA TODO O FUNCIONALISMO PÚBLICO



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) propôs nesta segunda-feira (dia 13) a concessão de reajuste salarial para todo o funcionalismo público. "No momento em que falamos de aumento para o salário mínimo, não está na hora de ficarmos debatendo teto para os Três Poderes. O bom senso indica que devemos verificar a disponibilidade do Tesouro e chegar a um percentual igual para todos os servidores, inclusive os juízes e nós, os parlamentares".
Alcântara fez um apelo para que o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, apresente a proposta. "Nessas mudanças do estado brasileiro, nenhuma categoria foi tão penalizada quanto o funcionalismo público, sem aumentos salariais há mais de cinco anos. Mesmo em tempos de inflação baixa, o efeito acumulado já é grande", ponderou.
Segundo o senador, esta atitude demonstraria equilíbrio e desprendimento. "O noticiário da imprensa e a opinião pública estão reagindo mal em relação ao debate entre os presidentes dos Três Poderes sobre teto salarial. Ainda é tempo de restabelecermos a prudência e a justiça nessa discussão".
Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) concordou com a proposta de Alcântara. "Está na hora de parar com essa escalada de insensatez que começou com a greve dos juízes, passou pela solução esdrúxula de conceder auxílio moradia a juízes e desembocou na discussão sobre o teto, que a opinião pública entende como um mero aumento para parlamentares. O justo será elaborar uma política geral de salários para todos os servidores".

13/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCKMIN ANUNCIA REAJUSTE PARA O FUNCIONALISMO PÚBLICO

CCJ dá parecer favorável a reajuste de 1% para funcionalismo público

Nabor defende reajuste maior para funcionalismo público

Lindberg Cury defende reajuste maior para funcionalismo público

Jucá propõe que comissão do Congresso estude reajuste salarial para funcionalismo

CAE é favorável a reajuste de 1% para funcionalismo