Alckmin alerta sociedade para o uso nocivo de álcool
Em seminário da Universidade de São Paulo, governador ressaltou a importância da Lei Seca para a redução de acidentes de trânsito
"Educar para o consumo de álcool, evitar o uso nocivo e evitar a precocidade do uso" foi o alerta dado à sociedade pelo governador Geraldo Alckmin, no 1º Seminário Brasileiro de Resultados sobre Iniciativas para a Redução do Uso Nocivo de Álcool, realizado nesta terça-feira, 23.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
Segundo o governador, a contribuição do Estado, que foi a Lei Antiálcool, impactou diretamente na redução de acidentes e mortes no trânsito, diminuindo em 11% os homicídios dolosos, além da boa aceitação da população. "A Lei pegou. 99% dos estabelecimentos comerciais vistoriados [entre outubro de 2011 até abril de 2013] atenderam à lei, isso significa preservar à saúde da população", afirmou.
ASSISTA AOS VÍDEOS
Homem conta como ficou tetraplégico por causa de motorista bêbado
Voluntários da Direção Segura conscientizam motoristas
Para o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, os acidentes de carro e as violências doméstica e urbana estão em grande parte relacionados com o uso abusivo de álcool, uma vez que segundo levantamento da secretaria da Saúde, 70% dos casos de violência urbana estão ligados ao álcool. "Há uma certa tolerância da sociedade em relação ao álcool, nós precisamos chamar a atenção dos pais para a gravidade dessa questão", disse o governador.
O seminário tem como objetivo apresentar os avanços do Brasil no tema nesses três últimos anos, após a Organização Mundial da Saúde ter lançado as diretrizes globais para a redução do uso prejudicial do álcool, e alertar a sociedade para o consumo precoce de bebidas alcoólicas."Quanto mais cedo o jovem começa consumir álcool, mais chance ele tem de se tornar dependente químico", afirmou Guido Cerri.
Durante o evento, o Instituto de Psiquiatria da USP apresentou uma proposta de implantação da Lei Antiálcool para menores em todo o Brasil. Em vigor no Estado de São Paulo desde 19 de novembro de 2011, a lei já fiscalizou mais de 300 mil estabelecimentos e aplicou cerca de 1.300 multas.
Do Portal do Governo do Estado
04/23/2013
Artigos Relacionados
HC alerta para o consumo de álcool entre jovens no carnaval
Pavan alerta para prejuízos com aumento do álcool combustível
HC alerta para o risco de consumo de álcool entre jovens no Carnaval
João Alberto alerta para riscos do consumo excessivo de álcool
JOÃO ALBERTO ALERTA PARA CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE JOVENS
ADEMIR QUER APOSENTADORIA ESPECIAL PARA SERVIDOR QUE LIDA COM AGENTE NOCIVO