Aldo Rebelo assina acordo de cooperação esportiva com a Bolívia



O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, firmou um plano de trabalho com o vice-ministro do Esporte da Bolívia, Miguel Ángel Rimba Alves. O objetivo é a implementação do acordo de cooperação esportiva já existente entre os países. As ações já devem começar no segundo semestre deste ano.

“Ainda enfrentamos muitas dificuldades, nossa verba é de dois milhões de dólares por ano para uma população de 11 milhões de pessoas. Ainda temos muito trabalho pela frente e queremos contar com o apoio do Brasil para isso”, ressalta o vice-ministro, que possui autonomia de gestão das políticas públicas na área esportiva na Bolívia. Rimba também foi jogador profissional de futebol e defendeu a seleção boliviana na Copa de 1994, nos Estados Unidos.

Na quarta-feira (16), Aldo Rebelo garantiu apoio e lembrou que o Brasil pretende estender o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 aos países da América do Sul. “Não queremos fazer as Olimpíadas apenas para o brasileiro, mas para todos os sul-americanos. Incentivaremos as empresas brasileiras que atuam na Bolívia a apoiarem os programas esportivos de lá também”, explica o ministro.

No programa de trabalho proposto para começar ainda este ano, estão previstas ações como treinamento de atletas bolivianos em centros de alto rendimento do Brasil, doação de material esportivo para escolas de iniciação esportiva da Bolívia e intercâmbio de profissionais e atletas. Durante a reunião, além da assinatura do termo, houve uma troca de presentes: Aldo Rebelo deu uma camisa do Brasil autografada por Pelé, enquanto Rimba presenteou o colega com uma da seleção boliviana.

Acordo de cooperação

O plano de trabalho proposto estreita as ações previstas no acordo de cooperação esportiva entre o Brasil e a Bolívia. O acordo foi assinado em maio de 2011 entre o Ministério do Esporte do Brasil e o Vice-Ministério do Esporte da Bolívia.

O convênio prevê cerca de 20 áreas de cooperação, como esporte de alto rendimento e para pessoas com necessidades especiais; ciência, tecnologia e infraestrutura esportiva; informação e documentação; e medicina esportiva. A parceria se dará por meio de intercâmbio de informações em seminários e conferências, visitas técnicas e outras atividades acordadas mutuamente.

 

Fonte:
Ministério do Esporte



17/05/2012 15:14


Artigos Relacionados


Paulo Paim: "Aldo Rebelo disse que governo vai cumprir acordo da emenda paralela"

Aldo Rebelo reconhece dificuldade de acordo sobre as APPs e defende texto aprovado na Câmara

Brasil e Uruguai ampliam acordo de cooperação esportiva para Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Senado assina acordo de cooperação com o TCU

Petrobras assina acordo de cooperação com a China

Senado assina acordo de cooperação com o TJRN