Alfredo Cotait propõe a criação dos prêmios Cesar Lattes e Santos Dumont




O senador Alfredo Cotait (DEM-SP), em discurso nesta quarta-feira (24), comunicou a apresentação de projeto instituindo os prêmios Cesar Lattes e Santos Dumont.

O Prêmio César Lattes destina-se ao cidadão brasileiro que receber prêmio ou láurea conhecidos internacionalmente, a exemplo do Prêmio Nobel, por atividades realizadas individualmente ou em instituições localizadas no Brasil, inclusive empresas, com o intuito de estimular o desenvolvimento do pensamento nacional. Será concedido nas áreas de Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Economia, Literatura e Paz, nos moldes do Prêmio Nobel, com montante pago em reais equivalente ao recebido em coroas suecas.

Já o Prêmio Santos Dumont deve ser conferido a cidadãos brasileiros que, trabalhando individualmente ou em instituições localizadas no Brasil, inclusive empresas, criarem inovações capazes de resolver determinados problemas cuja solução seja de interesse nacional e gere benefícios para a população e/ou para as atividades econômicas brasileiras.

- Esse é um desafio, mas, acima de tudo, é um incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento, principalmente para que as nossas cabeças fiquem no Brasil, tenham oportunidade de desenvolver o seu trabalho na pesquisa aplicada e sejam estimuladas para obter esses dois prêmios - disse.



24/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alfredo Cotait sugere a criação do Ministério de Comércio Exterior

Alfredo Cotait propõe reajuste na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física

Alfredo Cotait homenageia o Líbano pelos 67 anos de independência

Alfredo Cotait homenageia Romeu Tuma em primeiro discurso

Alfredo Cotait toma posse em vaga deixada por Romeu Tuma

Alfredo Cotait anuncia projeto para estimular investimentos públicos em infraestrura