Alimentos contaminados pelas águas das enchentes causam doenças
O cuidado com a alimentação é uma das principais medidas para proteger a saúde depois da ocorrência de enchentes. Consumir alimentos que entraram em contato com a água ou a lama da enchente pode causar doenças e até mesmo levar à morte. O Ministério da Saúde informou que é preciso selecionar os alimentos que podem ser ingeridos, descartando os que possam colocar em risco a saúde e a vida das pessoas.
Segundo o ministério, durante as enchentes, deve-se dar preferência a alimentos não-perecíveis e evitar legumes, verduras e carnes, que possam ter sido contaminados. Além disso, é importante selecionar, entre os alimentos disponíveis, aqueles que estão apropriados para o consumo. Todos os alimentos que estiverem com cheiro, cor e aspecto fora do normal – úmidos, mofados, murchos – devem ser descartados. Mesmo os alimentos em embalagens de plástico lacradas, mas que tiveram contato com água de enchente, devem ser jogados fora. O mesmo se aplica aos que estiverem acondicionados em latas amassadas, enferrujadas ou semi-abertas.
As frutas, legumes e verduras que tiverem entrado em contato com a água da enchente devem necessariamente ser descartados. Os que ficaram fora do alcance dessa água, apesar de pouco recomendados ao consumo – por serem alimentos perecíveis, suscetíveis ao apodrecimento e à proliferação de microorganismos –, podem ser aproveitados, desde que sejam desinfetados antes.
Para mais informações sobre os procedimentos de limpeza dos alimentos acesse o site do Ministério da Saúde.
Fonte:
Ministério da Saúde
09/01/2012 19:29
Artigos Relacionados
Alimentos analisados pela Anvisa estão contaminados por agrotóxicos
Fumantes devem pagar pelas doenças do fumo
Cultura reconstrói bibliotecas destruídas pelas enchentes em Alagoas
Mais de 500 trabalhadores atingidos pelas enchentes sacaram FGTS
Rosalba Ciarlini lamenta prejuízos causados pelas enchentes no RN
Arthur Virgílio faz apelo por atingidos pelas enchentes no Amazonas