Almeida Lima apela por investimentos em infra-estrutura em SE



O senador Almeida Lima (PDT-SE) protestou contra a falta de investimentos pelo governo federal em infra-estrutura em Sergipe. Ele citou especificamente o abandono da obra de duplicação de 12 quilômetros da BR-101 até o entroncamento com a BR-237, na saída de Aracaju, obra que considera fundamental ao desenvolvimento do estado, para escoamento de produção e circulação das pessoas, das riquezas e das mercadorias.

Almeida Lima narrou que as obras foram iniciadas em 1997 e, até o momento, seis anos mais tarde, não foram concluídas e se encontram paralisadas, causando prejuízos, já que, quando a construção for retomada, diversos serviços executados terão que ser realizados novamente por estarem deteriorados.

Segundo o senador, existem viadutos e pontes inacabadas, -jogados ao tempo, sofrendo toda a sorte de destruição-. A ponte sobre o Rio Sergipe, por exemplo, próximo ao litoral, sofre a influência da maresia e está com a estrutura metálica exposta o que, de acordo com Almeida Lima, vai exigir novos gastos.

Para agravar a situação, o senador registrou que o trecho registra movimento extraordinário e na parte mais próxima à grande Aracaju, as pistas de rolamento estão completamente danificadas, o que leva a graves acidentes, -ceifando vidas preciosas-.

Ainda assim, Almeida Lima constatou que no Orçamento de 2004, o governo federal não previu recursos específicos para essa obra o que, na sua opinião, é uma demonstração do descaso do governo com relação a Sergipe.

- É lamentável que isso aconteça. Constatada essa omissão, deixo registrado o meu protesto diante dessa visão caolha do governo federal de não priorizar investimentos que representam a alavancagem do desenvolvimento do país - declarou, pedindo a retomada das obras.

Comentando discurso da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), Almeida Lima disse não estar surpreso pelo fato de os trabalhadores não usarem o crédito aberto no Banco do Brasil para a compra de eletro-eletrônicos.

- Não estou admirado. O governo precisa transferir recursos para infra-estrutura e não para endividar mais o trabalhador brasileiro. Precisamos de desenvolvimento, aplicação de recursos orçamentários em programas de infra-estrutura na área de transporte - analisou o senador, por entender que, em um momento de recessão, é preciso que o governo estimule o crescimento e gere empregos para que o trabalhador, com seu salário, possa consumir- disse.



17/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma defende investimentos em infra-estrutura

Azeredo cobra investimentos em infra-estrutura

Delcidio quer mais investimentos em infra-estrutura

Aelton quer investimentos para infra-estrutura

SUBSTITUTIVO AO PPA PREVÊ MAIORES INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA

SUBSTITUTIVO AO PPA PREVÊ MAIORES INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA