Tuma defende investimentos em infra-estrutura



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) fez um apelo ao governo, nesta terça-feira (23), durante a última sessão deste ano legislativo, para que haja mais investimentos em infra-estrutura a fim de que se promova o desenvolvimento do país. Ele afirmou que todos desejam sucesso à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em comentário sobre o discurso do senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), que defendeu o fim das desigualdades regionais e a adoção de políticas para a Amazônia, Tuma disse que sempre se emociona quando ouve falar da região, que visitou muitas vezes a serviço da Polícia Federal.

- Conheci profundamente por que o amazonense tem tanta paixão por sua terra - disse o senador, defendendo projetos de regionalização do desenvolvimento.

Tuma avaliou o Projeto Calha Norte como espetacular, destacando que, além da ocupação das fronteiras pelas Forças Armadas, o projeto tem como propósito o desenvolvimento da Amazônia. Sobre o Sivam, Sistema de Vigilância da Amazônia, lembrou que, recentemente, um avião de radar fabricado pela Embraer conseguiu forçar o pouso de um pequeno avião Cessna que transportava 260 quilos de cocaína.

Para Tuma, o grito de Mozarildo em defesa da Amazônia está sendo ouvido, porque já podem ser constatadas "movimentações mais claras, mais efetivas nos projetos de combate ao crime", como a entrega prevista de aviões destinados a interceptar pequenas aeronaves para o combate ao contrabando e ao tráfico de drogas. Em aparte, Mozarildo manifestou sua satisfação ao ouvir as preocupações de um senador paulista com os destinos da Amazônia.

Em outro trecho do discurso, Tuma comentou o fato de o juiz da Vara de Execuções Criminais e da Corregedoria dos Presídios da Comarca de São Paulo, Miguel Marques e Silva, ter determinado a transferência do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, do Centro de Readaptação Penitenciária de Padre Bernardes para outro estabelecimento penal de segurança máxima do estado onde não exista o chamado Regime Disciplinar Diferenciado, mais rigoroso.

Tuma afirmou que, diante dessa decisão, não é mais necessário que o traficante seja mantido em São Paulo. Mas o Rio de Janeiro, observou, "diz que não quer o homem."

- Será que vai haver outra vez o turismo Beira-Mar? Não se pode dar colher de chá a bandido, não se pode ser tolerante com bandido, que não tem tolerância e nem respeito, pelo contrário, às vezes abusa da falta de pulso da autoridade - disse.

Tuma aproveitou para fazer um apelo à Câmara dos Deputados em favor da aprovação de proposição sobre a criação de guardas municipais.

O senador pediu a transcrição, nos Anais do Senado, de e-mail distribuído pelo secretário-geral da Mesa, Raimundo Carreiro, aos servidores da Casa, informando que o presidente José Sarney, em jantar de confraternização no último dia 17, disse, com entusiasmo, que o quadro servidores do Senado Federal é o melhor existente no país. Tuma, que é 1º secretário do Senado, disse que Sarney tem razão e expressou seus "eternos agradecimentos" aos funcionários da Casa pelo apoio irrestrito que tem recebido.



23/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá parabeniza CNI por publicação que defende investimentos em infra-estrutura

Raupp defende PPPs para viabilizar investimentos em infra-estrutura

Suassuna defende investimentos em educação e infra-estrutura no segundo mandato de Lula

Papaléo defende investimentos em saúde e infra-estrutura para combater doenças tropicais

Azeredo cobra investimentos em infra-estrutura

Delcidio quer mais investimentos em infra-estrutura