Almeida Lima avisa: se aprovarem reforma tributária, senadores manterão desigualdades regionais
O senador Almeida Lima (PDT-SE) disse, em pronunciamento nesta terça-feira (30), que os parlamentares das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão os responsáveis pela aprovação de um projeto de reforma tributária que -amplia o fosso das desigualdades regionais-. O parlamentar lembrou serem 60 os senadores que representam essas regiões, mais de dois terços do total.
- Se a reforma massacra, como de fato acontece, essas três regiões, os responsáveis seremos nós, senadores, e os governadores que estão ajoelhados diante do Poder Executivo da União, barganhando condições para viabilizar os pouco mais de três anos que restam a suas administrações, deixando por mais um século o Nordeste subdesenvolvido - afirmou o senador, apelando para o -senso patriótico e cívico- dos parlamentares das três regiões, que são maioria também na Câmara dos Deputados.
Para Almeida Lima, não é possível discriminar a população dessas regiões da forma como está sendo feita na reforma tributária. Lembrou que elas representam 42% dos brasileiros e 82% do território nacional. A população, disse, deve saber como seus representantes estão votando, -para que eles cumpram aqui de fato o papel de representantes-.
O senador sergipano afirmou que a diminuição das desigualdades regionais está prevista na Constituição, mas que todos os pontos da reforma tributária visam sua ampliação. Citou as transferências constitucionais, a distribuição dos recursos da União, os financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os investimentos das empresas estatais como itens que aumentam os benefícios para as regiões Sul e Sudeste. O parlamentar ainda criticou o atual governo por tomar ações contrárias a seu discurso de campanha.
30/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão quer prioridade na reforma tributária para o combate às desigualdades regionais
Almeida Lima diz que votará contra a reforma tributária, de novo
Almeida Lima critica posição de governadores na reforma tributária
Para José Reinaldo, reforma aumentará carga tributária e aprofundará desigualdades regionais
Almeida Lima critica reforma tributária cobrando ICMS na origem e não no destino
Reforma tributária pode prejudicar desenvolvimento regional, avisa Raupp