Reforma tributária pode prejudicar desenvolvimento regional, avisa Raupp



Em discurso nesta terça-feira (16), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que a reforma tributária (enviada pelo Executivo ao Congresso no começo do ano) tem dispositivos que podem vir a prejudicar instituições financeiras regionais como o Banco da Amazônia. A matéria tramita na Câmara.

De acordo com o senador, atualmente 3% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) são destinados às instituições financeiras regionais, mas a reforma tributária acabará por diminuir esses recursos.

A proposta do Executivo, explicou Raupp, cria o Fundo Constitucional de Desenvolvimento Regional (FNDR), também com recursos do IR e do IPI. Entretanto, ressaltou o senador, a proposta não restringe o uso desses recursos às instituições financeiras regionais. Assim, argumenta, qualquer instituição financeira poderia receber recursos do FNDR, mesmo sem estar comprometida com o desenvolvimento regional sustentável, como o Banco da Amazônia.

Para Raupp, isso poderá prejudicar o financiamento de micro, pequenas e médias empresas, bem como da agricultura e da pecuária, principalmente na região amazônica.

- Pode ser, também, um passo no sentido do esvaziamento progressivo dos bancos regionais da Amazônia e do Nordeste, desmantelando seu acervo de conhecimentos e experiência, sua ligação profunda com essas regiões, com sua gente e suas necessidades - avaliou, pedindo o apoio dos colegas parlamentares para que o texto da reforma tributária seja alterado.

Raupp aproveitou para dizer que o Banco da Amazônia tem, há décadas, auxiliado o desenvolvimento sustentável da região financiando os produtores locais, aumentando assim a oferta de postos de trabalho e a geração de renda.

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



16/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER: PRORROGAÇÃO DO FSE PODE PREJUDICAR REFORMA TRIBUTÁRIA

Valter Pereira diz que reforma tributária pode prejudicar aposentados

Líderes discutem reforma tributária e oposição avisa: governo pode ficar sem CPMF e DRU

Comissão vai debater desenvolvimento regional e reforma tributária

Almeida Lima avisa: se aprovarem reforma tributária, senadores manterão desigualdades regionais

César Borges alerta para risco de reforma tributária prejudicar a Bahia