Almeida Lima defende plebiscito sobre Assembléia Nacional Constituinte



A menos de 20 dias do primeiro turno das eleições de 2006, o senador Almeida Lima (PMDB-SE) lamentou que não tenha sido aprovado em tempo hábil o projeto de decreto legislativo (PDS 519/05) de sua autoria que previa a realização de plebiscito, no próximo dia 1º de outubro, sobre a convocação de Assembléia Nacional Constituinte. Se o eleitorado aderisse à proposta, a escolha dos constituintes ocorreria nas eleições municipais de 2008. O trabalho de elaboração da nova Constituição federal deveria ser concluído até fevereiro de 2010, com o texto sendo submetido a referendo nacional 60 dias após sua finalização.

Ao abordar o tema, o parlamentar classificou como "golpe de estado" a forma de convocação de constituinte proposta este ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em encontro com dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente Lula teria defendido uma constituinte para realização de uma reforma política, embora desconsiderasse a capacidade dos atuais congressistas de conduzirem esse processo.

Na opinião de Almeida Lima, não cabe a nenhum dos três Poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) convocar uma Assembléia Nacional Constituinte para refazer a Constituição. O único segmento com legitimidade e soberania para reconstituir o Estado de Direito, conforme acrescentou, é o povo.

- A Constituição federal precisa ser enxuta, mas, para tanto, deve ter uma Assembléia Nacional Constituinte legítima - afirmou.

Almeida Lima sustenta que o PDS 519/05 busca imprimir legitimidade a esse processo. O peemedebista não acredita mais que o texto constitucional em vigor atenda aos anseios da população, seja adequado à vida nacional e reúna instrumentos capazes de alavancar o desenvolvimento do país.



13/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima critica proposta para realização de plebiscito sem autorização do Congresso Nacional

Almeida Lima quer investigação sobre sistema aeroviário nacional

Projeto de Valadares prevê plebiscito para uma Assembleia Constituinte capaz de revisar sistemas de governo, político e tributário

Alvaro Dias defende Almeida Lima

Almeida Lima defende ocupação regular do país

Almeida Lima defende estadualização da legislação criminal