Alvaro Dias defende Almeida Lima
Ficou a impressão de que o direito de livre expressão tornou-se, de repente, um crime. Assim, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) resumiu o que aconteceu na sessão desta terça-feira (2) após o pronunciamento do senador Almeida Lima (PDT-SE).
- Ele quis apresentar a existência de um inquérito instaurado pela Polícia Federal contra Waldomiro Diniz e que era de conhecimento do presidente da República e do ministro (da Casa Civil) José Dirceu. Isso é um fato grave. O senador Almeida Lima não cometeu um crime. Estava cumprindo seu dever de fiscalizar - afirmou.
Para Alvaro Dias, não há como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro José Dirceu alegarem ignorância sobre as atividades de Waldomiro Diniz.
- Não podem dizer que não tinham conhecimento desse inquérito da Polícia Federal - frisou.
O senador disse que o presidente da República tinha conhecimento da estratégia de arrecadação para os cofres partidários e tem que assumir a respectiva responsabilidade permitindo a investigação com todos os instrumentos possíveis, incluindo a Comissão parlamentar de inquérito (CPI).
O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) elogiou a coragem de Almeida Lima por mostrar que o governo petista cometeu "estelionato eleitoral". A senadora Heloísa Helena (sem partido-AL) disse que as lideranças governistas desqualificaram o discurso de Almeida Lima mas não explica como o governo não sabia do inquérito contra Waldomiro.
- Há uma equipe instalada do Palácio do Planalto que tem poderes superiores aos de ministro de estado. Definem liberação de recursos. Há sim um chavascal de irregularidades que precisa ser investigado. A maioria da sociedade deseja a CPI, como demonstra a pesquisa Datafolha, em que 81% dos entrevistados foram favoráveis à CPI. As lideranças governistas tentaram incriminar o senador Almeida Lima e inocentar o Waldomiro Diniz - concluiu.
02/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Almeida Lima defende ocupação regular do país
Almeida Lima defende estadualização da legislação criminal
Almeida Lima defende revisão das reformas pelo Senado
Almeida Lima defende combinação de medidas para coibir violência
Almeida Lima defende em relatório arquivamento de processo contra Renan
Almeida Lima defende plebiscito sobre Assembléia Nacional Constituinte