Almeida Lima quer investigação sobre sistema aeroviário nacional



O senador Almeida Lima (PMDB-SE) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (5), a instalação de uma comissão no Senado para investigar as condições de funcionamento do sistema aeroviário brasileiro. Embora o levantamento sobre as causas do recente acidente com avião da Gol - que resultou na morte de 155 pessoas - não tenha sido concluído, o peemedebista avalia que os órgãos do setor não estão devidamente preparados para enfrentar os desdobramentos de um episódio dessas proporções.

Almeida Lima lembrou que suas primeiras críticas ao sistema aeroviário foram feitas em julho passado, quando a crise da Varig atingia uma das fases mais agudas. Na época, o parlamentar chamava atenção para a falta de capacidade operacional dos aeroportos e das empresas aéreas, situação que acarretaria um risco muito grande aos passageiros brasileiros e estrangeiros.

- Cheguei a comentar, nessa época, que a Infraero e a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] não estavam capacitadas para dirigir e fiscalizar esses serviços - observou.

Em aparte, o senador Marcos Guerra (PSDB-ES) lembrou a preocupação de familiares das vítimas do acidente da Gol com o ritmo da investigação e a expectativa deles quanto à explicação sobre os motivos do desastre.

Na ocasião, Almeida Lima também apoiou a instalação, após as eleições, de comissão parlamentar de inquérito (CPI) proposta pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI) para investigar a aplicação de verbas federais repassadas a organizações não-governamentais.

05/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI sobre campanhas não impede investigação do caso Waldomiro Diniz, segundo Antero e Almeida Lima

Almeida Lima defende plebiscito sobre Assembléia Nacional Constituinte

Almeida Lima quer informações sobre contrato do jornalista Ricardo Noblat com a Rádio Senado

Almeida Lima quer reforma do Estado

Almeida Lima quer retratação da 'Folha de S. Paulo'

Almeida Lima quer reformar o Estado brasileiro