Almeida Lima pede demissão de Palocci e Thomaz Bastos
O senador Almeida Lima (PMDB-SE) pediu nesta terça-feira (21) as demissões dos ministros Antônio Palocci, da Fazenda e Márcio Thomaz Bastos, da Justiça. Este último, para Almeida Lima, tem prejudicado todas as investigações movidas pelo o Congresso.
O pronunciamento do senador foi feito durante o debate ocorrido em Plenário sobre a quebra de sigilo do caseiro Francenildo Santos Costa e sobre o requerimento da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) para que fossem disponibilizadas as fitas do circuito interno de TV do Senado, para verificar onde o caseiro havia transitado na Casa nos últimos 15 dias.
O sigilo bancário de Francenildo foi quebrado ilegalmente na última sexta-feira (17) e os extratos de suas contas foram obtidos por veículos da imprensa. O ministro da Justiça só fez um pronunciamento oficial no domingo, condenando a quebra ilegal. Reportagem do jornal Correio Braziliense afirma que os dados bancários do caseiro teriam sido devassados pela Polícia Federal - subordinada a Thomaz Bastos - sem autorização da Justiça, e teriam sido entregues a um assessor do Ministério da Fazenda.
Os extratos de Francenildo apontariam o recebimento de depósitos de mais de R$ 25 mil nos últimos três meses. Isso levantou suspeitas de que ele tivesse sido pago para dizer, em entrevista e na CPI dos Bingos, que viu Palocci nas reuniões em que assessores do ministro distribuíam dinheiro oriundo, supostamente, de negócios ilegais.
21/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Almeida Lima questiona credibilidade de Thomaz Bastos no caso do dossiê
Antero quer depoimento de Palocci e Thomaz Bastos na CPI dos Bingos
José Jorge aponta participação de Thomaz Bastos na defesa de Palocci e Mattoso
José Jorge pede convocação de assessores de Thomaz Bastos
ACM elogia Márcio Thomaz Bastos e pede salário mínimo digno
Arthur Virgílio pede explicações sobre "lista de Furnas" e contas de Thomaz Bastos no exterior