Almeida Lima quer mudar estratégia de gastos públicos do governo federal



O senador Almeida Lima (PDT-SE) conclamou o governo federal a mudar sua estratégia de gastos públicos, deixando de gastar fortunas com propaganda e marketing e tratando de cuidar das necessidades prementes da população, como combate à fome, ao desemprego e à violência pública.

- Propaganda não enche barriga, marketing não gera emprego. É preciso direcionar os gastos públicos para fins coletivos e não para promoção pessoal - advertiu.

Como exemplo de desperdício de verbas públicas, Almeida Lima citou o 50º aniversário da Petrobras, comemorado em 2003, que consumiu R$ 54 milhões, rateados entre 156 jornais, 61 emissoras de rádio, 14 canais de TV e sete revistas, segundo reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo.

O senador por Sergipe afirmou que, ainda em novembro do ano passado, ele se preocupou com a possibilidade de exageros de gastos em festa suntuosa e enviou requerimento à ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, indagando sobre o orçamento para as festividades do aniversário da Petrobras, bem como o cronograma das atividades.

Ele afirmou não ter recebido retorno, mas prometeu cobrar, uma vez mais, respostas às suas indagações quando for iniciado o ano legislativo, no próximo dia 16.

Almeida Lima também manifestou sua indignação diante de notícia publicada nesta segunda-feira (2) pelo jornal O Globo, segundo a qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, "para combater a fome no Brasil, não há necessidade de dinheiro externo, apenas de vergonha na cara e disposição política".

O senador quer saber quem são os sujeitos dessas afirmações, ou seja, falta vergonha na cara de quem e falta determinação política de quem. Segundo ele, para responder a essas indagações é preciso saber quem comanda o governo e quem dirige o Estado brasileiro. "Aguardo, ansiosamente, as respostas do governo do PT", disse.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) ressaltou estar faltando austeridade nos gastos do governo federal. "Vamos esquecer o novo avião e enviar esse dinheiro para socorrer os desabrigados do Nordeste e as rodovias da região", afirmou, referindo-se à compra de um novo avião presidencial, anunciada recentemente pelo governo.



02/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima quer conhecer "perfil e aspirações" do atual governo

Almeida Lima quer aprovar projeto que combate a corrupção no governo

Diminui participação do governo federal nos gastos públicos em educação, segundo Ipea

Governo quer evitar projetos com impacto nos gastos públicos

Almeida Lima critica decisão de construir penitenciária federal no Piauí

Almeida Lima quer reforma do Estado