Aloysio Nunes diz estranhar os obstáculos burocráticos à criação de dois novos partidos
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse estranhar os obstáculos burocráticos e processuais que têm atrasado a criação de dois novos partidos, o Rede Sustentabilidade, liderado pela ex-senadora Marina Silva, e o Solidariedade Nacional, capitaneado pelo deputado Paulinho da Força (PDT-SP).
Em discurso nesta terça-feira (24), o senador comentou os dois casos. No da Rede, Aloysio Nunes observou que a dificuldade está na lentidão, na demora dos órgãos auxiliares da Justiça Eleitoral, que não assim consegue conferir o número de assinaturas necessárias para a sua legalização.
Quanto ao Solidariedade Nacional, o senador afirmou que este já cumpriu o pré-requisito mínimo das 492 mil assinaturas de apoiamento para sua criação. Entretanto, o Ministério Público Eleitoral questiona a autenticidade de parte das 10 mil assinaturas que excederam o número mínimo e pediu nova conferência da totalidade das assinaturas e não apenas das excedentes sob suspeita.
- Esses 492 mil apoiamentos já tiveram a sua autenticidade confirmada por certidões emitidas pelos cartórios eleitorais perante os quais eles foram apresentados, por certidões que têm fé pública, que gozam de presunção de veracidade – pontuou.
Para o senador, tal medida tornará inviável a criação do novo partido um ano antes das eleições de 5 de outubro de 2014.
- É uma situação absolutamente iníqua e que inviabiliza a criação desse e de qualquer partido. Eu tenho receio de que possa estar em andamento algum tipo de ação para reduzir a competitividade nas próximas eleições. Reduzir o número de opções a serem apresentadas ao eleitorado no pleito do ano que vem – declarou Aloysio Nunes.
24/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aloysio Nunes: sistema proporcional contribuiu para a existência de partidos como o PT
Aloysio Nunes reprova criação de estatal para cuidar de hidrovias
Rollemberg volta a criticar projeto que restringe criação de novos partidos
Em visita ao Senado, Marina Silva critica projeto que dificulta criação de novos partidos
Aloysio Nunes acusa PT de espionagem
Aloysio Nunes: 'Governo faz propaganda de si mesmo'