Aloysio Nunes diz que avanço do IDH brasileiro é lento



O senador Aloysio Nunes comentou nesta quinta-feira (3) a divulgação do ranking global do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH). Os dados foram divulgados na quarta-feira (2) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). De acordo com o relatório, o IDH do Brasil avançou de 0,715 em 2010 para 0,718 em 2011 e o país ocupa a 84ª posição entre 187 países. Para o senador, o avanço é lento.

- Não estamos mal, mas caminhamos muito lentamente para nos tornarmos um país realmente bom para se viver - afirmou.

O IDH varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. O índice mede as realizações de um país ou região nas áreas de saúde, com a expectativa de vida; educação, com o número de anos de estudo; e renda, com dados da renda nacional bruta per capita. De acordo com o Pnud, a expectativa de vida foi responsável por 40% da alta no índice brasileiro, índice maior que o das outras áreas.

- Os dados mostram que a desigualdade de renda continua sendo uma chaga terrível e que o nível de educacional dos brasileiros é vergonhoso - afirmou o senador.

Para o senador, o discurso do governo de que a desigualdade diminui no país é exagerado. Prova disso, segundo Nunes, é o IDH Ajustado à Desigualdade (IDHAD), que diminui o valor médio do IDH de acordo com o nível de desigualdade apresentado pelo país. De acordo com o Pnud, o IDHAD traz dados mais ajustados à realidade do país. No Brasil, o índice ajustado é de 0,519, queda de 27,7% em relação ao índice original.

- Quando visto descolado do conjunto mundial, o Brasil é apresentado como um país de desempenho excepcional nos anos recentes. É a versão que o governo petista sempre tenta nos vender, mas o cotejo preciso e cuidadoso que o IDH das Nações Unidas mostra que estamos, na melhor das hipóteses, andando de lado em relação ao resto do mundo - lamentou o senador.



03/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes diz que brasileiro pagará a conta dos erros do governo no setor elétrico

Aloysio Nunes acusa PT de espionagem

Aloysio Nunes: 'Governo faz propaganda de si mesmo'

Aloysio Nunes: ‘governo colocou a saúde na UTI’

Aloysio Nunes: 'segredo deve ser exceção'

Projeto de Aloysio Nunes dá nome de Jango à BR-153