Aloysio Nunes diz que PT tem de reconhecer avanços de governos anteriores



O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) manifestou seu “constrangimento e dissabor” ao ler num dos jornais desta quinta-feira (21) frase atribuída à presidente Dilma Rousseff em discurso durante as comemorações do aniversário de seu partido. De acordo com o senador, a presidente disse: “Nós não herdamos nada, tudo nós construímos”.

- Foi uma hipérbole da arrogância, da autossuficiência. O Brasil não apenas não começou ontem, como os governos que têm consciência de sua importância devem ter consciência de sua transitoriedade – afirmou o parlamentar, em comunicação, proferida da tribuna, pela liderança da minoria.

Para o parlamentar, o governo dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff deveriam, em primeiro lugar, reconhecer o trabalho do povo brasileiro para o desenvolvimento do país. Em seguida, destacou o esforço dos brasileiros para debelar a inflação, liderado pelo presidente Itamar Franco e, depois, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

- Este é um aspecto fundamental da herança que o governo do PT recebeu – afirmou Aloysio Nunes.

Outro avanço apontado pelo senador foi a “atitude corajosa de federalizar a dívida mobiliária dos estados e de alguns grandes municípios”. Sem isso, afirmou, o Brasil estaria inviabilizado.

Aloysio Nunes disse, ainda, que o PT questiona as privatizações, mas teve dez anos no poder para “vasculhar tudo” e nada encontrou de errado. Citou também a Lei de Responsabilidade Fiscal, que deu credibilidade à política estatal brasileira.

Outros avanços do governo de Fernando Henrique Cardoso assinalados pelo parlamentar foram a avaliação do sistema educacional e a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública. Citou ainda o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), que saneou o sistema bancário brasileiro.

- Isto é uma herança! Por que não valorizá-la? Quando chegarmos ao poder, saberemos valorizar aquilo de bom que o governo do PT fez, como a ampliação dos programas de transferência direta de renda – afirmou o senador, que elogiou ainda a redução na tarifa de energia elétrica e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Sem, contudo, deixar de dizer que o Pronatec foi uma ideia lançada na  campanha do então candidato a presidente José Serra e que a interligação Norte-Sul do sistema de transmissão de energia elétrica foi feita no governo de Fernando Henrique Cardoso.



21/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes Ferreira diz que Brasil Carinhoso repete promessas de campanha e programas anteriores

Aloysio Nunes faz duras críticas aos dez anos de governos petistas

Aloysio Nunes: intervencionismo dos governos petistas afasta investimentos privados do país

Alvaro Dias condena ataques do PT a governos anteriores

Déficits do Governo Olívio são os mesmos dos governos anteriores

César Borges comemora resultados de política de investimentos de governos anteriores da Bahia