Aloysio Nunes faz duras críticas aos dez anos de governos petistas



O pronunciamento em Plenário do Senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), nesta quarta-feira (20), seguiu a mesma linha do discurso do senador Aécio Neves (PSDB-MG), com críticas veementes aos dez anos de governo do PT. Apesar de reconhecer algumas "boas iniciativas" petistas, Aloysio Nunes descreveu o Partido dos Trabalhadores como o que levou o governo ao "loteamento dos cargos públicos, desconsideração do mérito, fragmentação da autoridade do presidente da República, ineficiência, conflitos internos da administração e corrupção".

- O PT levou ao paroxismo as práticas mais atrasadas, mais patrimonialistas, que caracterizam a política brasileira - afirmou.

O senador relacionou como outros problemas da administração petista a infraestrutra defasada, a economia parada, a dificuldade em garantir a segurança pública, o perigo da inflação, o baixo de nível de investimentos públicos – mesmo com as obras do Programa de Aceleração (PAC) – a falta de reformas no sistema político e tributário, e o aumento do gasto público.

Aloysio Nunes ainda citou os escândalos do mensalão e a investigação sobre o contraventor Carlinhos Cachoeira, envolvendo representantes do PT.

Boas iniciativas

No entanto, o senador tucano reconheceu que nesta última década o PT também implantou "boas iniciativas", caso do Programa Universidade para Todos (Prouni), e do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além da ampliação da abragência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O senador ainda elogiou a política de aumento real de salário mínimo mantida pelo governo Lula.

O parlamentar concluiu afirmando que esta é a ocasião para o debate. E que o seu partido, o PSDB, sempre esteve disposto a apoiar as boas ideias em busca da convergência.

- Que nós possamos continuar esse debate e que, de alguma forma, possa surgir algum tipo de luz. Que não seja apenas a luz da oposição, mas uma luz que haverá de brilhar para todos - disse.



20/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes: intervencionismo dos governos petistas afasta investimentos privados do país

Aloysio Nunes diz que PT tem de reconhecer avanços de governos anteriores

Aloysio Nunes rebate críticas do governo à oposição

Aloysio Nunes repudia críticas do presidente da CNI à oposição

Aloysio Nunes apresenta estudo com críticas a medidas provisórias

Anibal Diniz rebate críticas de Aloysio Nunes contra gestão da Petrobras