Aloysio Nunes rebate críticas do governo à oposição



Em pronunciamento nesta quarta-feira (12), o líder do PSDB no senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), rebateu críticas da presidente Dilma Rousseff, que teria se referido à oposição como "velhos do Restelo", em uma alusão ao personagem pessimista e conservador do poeta Luís de Camões, que alertava para o risco das grandes navegações, na primeira expedição para as Índias, e exaltava as virtudes do Portugal agrário.

- Quem dera a presidente Dilma fosse Vasco da Gama. Ele era um homem audaz, que ousou enfrentar uma navegação por mares nunca dantes navegados, na expressão de Camões. A presidente está longe de ser um

Vasco da Gama, de ter as qualidades do comandante. Ela se contenta a uma navegação de cabotagem -  disse.

O parlamentar eximiu a equipe econômica e o próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, de culpa pela crise. Ele atribuiu exclusivamente a Dilma a responsabilidade pelo aumento nos gastos públicos, a estagnação da economia, a inflação em alta e o desequilíbrio nas contas externas.

- Não somos nós da oposição que criamos um clima de pessimismo. É o povo que está sentindo. Que instrumentos temos nós da oposição para criar clima de pessimismo contra a propaganda oficial desenfreada? - indagou.

Aloysio Nunes chamou de "mais um pacote de bondades" do governo federal, à custa do FGTS do trabalhador, o lançamento da linha de financiamento para compra de móveis e eletrodomésticos, anunciada nesta quarta. O senador ainda observou que o Congresso aprova "bondades e mais bondades", contra o voto da oposição, sem saber qual é o efetivo retorno social das medidas aprovadas.

- Procura escarnecer da oposição, lança mais um pacote de bondades que custará R$ 18 bilhões. São incentivos de curto prazo, seria essa a política industrial do governo? Mas qual é o resultado disso? Neste ano, já foram R$ 70 bilhões de desoneração, contribuindo para fragilizar ainda mais as combalidas contas nacionais - disse.

Aloysio questionou o motivo de não haver o mesmo volume de investimentos do governo na saúde, que atravessa uma crise grave, com Santas Casas à beira da falência. Ele ainda afirmou que a presidente da República está apenas preocupada com a própria reeleição.

- É que ela se coloca nessa desabalada fuga para diante, lançando pacotes em cima de pacotes, eventos atrás de eventos. Daqui a pouco nós veremos a presidente participando de aniversário de boneca, tudo aquilo que for necessário para trazer um pouco mais de intenção de voto numa pesquisa que começa a esvaziar - ironizou.



12/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz rebate críticas de Aloysio Nunes contra gestão da Petrobras

Aloysio Nunes repudia críticas do presidente da CNI à oposição

Aloysio Nunes rebate críticas de Humberto Costa a projeto de Aécio sobre Bolsa Família

Saturnino rebate críticas da oposição e diz que governo Lula é ético

Wellington Dias rebate críticas da oposição a desempenho do governo petista

Lindbergh rebate críticas da oposição e destaca conquistas do governo Lula