Aloysio Nunes quer apuração de responsabilidade sobre boatos do Bolsa Família
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) informou nesta segunda-feira (15) que pretende reiterar o pedido para que a Procuradoria-Geral da República apure a responsabilidade cível, penal e administrativa no episódio que envolveu boatos sobre o fim do Bolsa Família. Na última sexta-feira, a Polícia Federal descartou ação criminosa no caso e concluiu que o boato foi “espontâneo”. A representação do senador havia sido feita em maio deste ano.
Os rumores sobre o fim do Bolsa Família, iniciados em maio, geraram uma corrida às agências da Caixa Econômica Federal de pessoas que buscavam sacar os benefícios. À época, a presidente Dilma Roussef chegou a classificar como “criminoso” e desumano” o boato. Integrantes do governo e do PT atribuíram os rumores à oposição, mas, depois, foi confirmado que o banco havia antecipado o pagamento, o que pode ter causado o tumulto.
– Resolveram fazer uma experimentação, tratar os 13 milhões dos beneficiários do Bolsa Família como se fossem cobaias. E resolveram, então, testar um novo método, testar o cadastro que tinham e anteciparam em um dia a liberação do beneficio – disse o senador, que acusou o PT de ter como padrão a “administração experimental”.
O senador lembrou carta do presidente do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG) publicada na sexta-feira (12). No documento, ele afirma que a presidente Dilma Roussef deveria pedir desculpas à nação.
Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que o governo, mais uma vez, estabelece como verdade a existência de um crime sem a existência de criminosos. Já Ana Amélia (PP-RS) e Ruben Figueiró (PSDB-MS) elogiaram a ação da Polícia federal nas investigações.
15/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Cardozo, PF atuou bem em apuração de boatos sobre Bolsa Família
Vídeo l Aloysio Nunes cobra explicações da Caixa sobre 'tumulto' com Bolsa Família
Aloysio Nunes rebate críticas de Humberto Costa a projeto de Aécio sobre Bolsa Família
Aloysio Nunes critica ministra por vincular boato do Bolsa Família à oposição
Jarbas Vasconcelos: governo tem que explicar boatos sobre Bolsa Família
Jorge Viana lamenta divulgação de boatos sobre fim do Bolsa Família