Aloysio Nunes quer explicações da Infraero e da Anac sobre cortes na manutenção de aeoportos



O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) informou nesta quarta-feira (13), em Plenário, que apresentará requerimento para a realização de audiência pública para discutir a segurança dos passageiros depois dos cortes de orçamento da Infraero. Para ele, o “aperto financeiro” da empresa foi uma consequência das concessões de aeroportos à iniciativa privada.

Segundo o senador, antes dos leilões em que a Infraero se tornou sócia das empresas na administração dos aeroportos, seu lucro operacional havia sido de R$ 594 milhões em 2012, com lucro líquido de R$ 396 milhões pelos aeroportos concedidos, do Galeão, no Rio de Janeiro, JK, de Brasília e de Viracopos, em Campinas (SP). Juntos, os três respondiam por 38% da receita da Infraero, que, após as concessões, passou a ter prejuízo.

- Não que eu seja contra a concessão desses aeroportos à iniciativa privada! É uma medida correta, só que ela foi feita, como sempre, de uma forma atabalhoada, improvisada e sem planejamento – criticou o senador.

Os cortes anunciados, na opinião de Aloysio Nunes, são essenciais para a manutenção dos aeroportos e ameaçam não só o conforto, mas a segurança dos passageiros.

O requerimento para a realização da audiência deve ser feito à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O senador quer que sejam convidados os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys, e da Infraero, Gustavo Matos do Vale, além do superintendente do aeroporto do Galeão,  Emmanoeth Jesus Vieira de Sá.



13/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo l Aloysio Nunes cobra explicações da Caixa sobre 'tumulto' com Bolsa Família

Aloysio Nunes critica cortes no Orçamento e pede aprovação da Lei de Responsabilidade Orçamentária

Aloysio Nunes quer informações sobre a vinda de médicos cubanos

Aloysio Nunes quer apuração de responsabilidade sobre boatos do Bolsa Família

Comissão de Orçamento quer explicações sobre cortes de verbas para Forças Armadas

Aloysio Nunes quer recursos do pré-sal sejam investidos em educação