Aloysio Nunes: questão indígena está descontrolada
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) afirmou, nesta terça-feira (4), que a questão indígena escapou do controle da Justiça e dos órgãos governamentais. Ele exprimiu preocupação com as recentes notícias veiculadas na mídia sobre os conflitos entre indígenas e produtores rurais no Mato Grosso do Sul. Segundo Aloysio Nunes, os episódios revelam ocupações irregulares, desrespeito a ordem judicial e intervenção desastrada da polícia.
- Vejo com enorme preocupação a possibilidade já concreta do alastramento de conflitos, o aumento das tensões no campo, o desrespeito a direitos, não apenas daqueles que são legítimos proprietários de suas terras, mas também das comunidades indígenas - destacou.
Aloysio Nunes questionou se a Fundação Nacional do Índio (Funai) não estaria ultrapassando sua atribuição de tutela dos indígenas para assumir um papel de suporte de um "movimento geral de contestação à ordem jurídica".
O senador ainda pediu sensatez e realismo dos órgãos que estarão envolvido no processo de demarcação das terras indígenas e adiantou que apresentará requerimento na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) solicitando uma audiência pública sobre o tema.
- Teremos que levar essa questão aos órgãos competentes do Senado - ponderou.
A senadora Ana Amélia(PP-RS), também favorável ao debate no Senado, observou que o clima de intranquilidade entre produtores e indígenas não é bom para o país.
04/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Aloysio Nunes, política econômica está desgastada
Ao criticar excesso de MPs, Aloysio Nunes diz que Senado está 'à beira da falência'
Aloysio Nunes: governo está perdido e Dilma desperdiça capital político
Aloysio Nunes acusa PT de espionagem
Aloysio Nunes: 'Governo faz propaganda de si mesmo'
Aloysio Nunes: ‘governo colocou a saúde na UTI’