Aloysio Nunes: 'RDC vai escancarar portas da corrupção em obras públicas'



O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) afirmou em Plenário, nesta quarta-feira (6), que a aprovação do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), constante do PLV 17/11, "vai escancarar as portas para a corrupção" em obras públicasno Brasil.

- O que estamos fazendo hoje [ao aprovar o RDC], ao contrário de estabelecer limites, é escancarar as portas para todo tipo de desmando que macula a administração pública e que ferem o erário público brasileiro - alertou.

Aloysio Nunes disse ainda que o fim da exigência de projeto básico nas licitações vai causar inevitavelmente o aumento do preço de obras, através da utilização dos conhecidos contratos aditivos. O estabelecimento de segredo nas contratações deverá também gerar, em sua opinião, uma "indústria milionária de vazamentos", que beneficiará grupos com acesso privilegiado ao poder público.

Na avaliação de Aloysio Nunes, o projeto confere um poder discricionário indevido à autoridade olímpica, o que poderá levar, segundo ele, à inclusão nos empreendimentos para a Copa do Mundo de 2014, por exemplo, de uma obra como a do trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro, desnecessária em sua opinião.



06/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes: PEC vai fechar portas para recursos abusivos

Aloysio Nunes alerta para tratamento desumano dado a trabalhadores de obras do PAC

Aloysio Nunes acusa PT de espionagem

Aloysio Nunes: 'Governo faz propaganda de si mesmo'

Aloysio Nunes: ‘governo colocou a saúde na UTI’

Aloysio Nunes diz que avanço do IDH brasileiro é lento