Alunos carentes de escolas privadas vão ter direito a bolsa



Os alunos carentes das instituições privadas de educação superior vão ter direito a bolsa de estudos propiciadas pelo governo federal, segundo determina projeto de lei do senador Iris Rezende (PMDB-GO) aprovado nesta quarta-feira (19) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O senador Antonio Carlos Júnior (PFL-BA), designado como relator, emitiu parecer favorável ao projeto, que segue agora para exame em caráter terminativo da Comissão de Educação (CE).

Ao justificar sua proposta, Iris chamou atenção para o paradoxo do ensino superior, no qual as vagas no ensino gratuito, oferecidas pelas universidades federais, são ocupadas pelos alunos de famílias ricas. Já os alunos de famílias pobres, -que freqüentam o ensino fundamental de péssima qualidade-, vão ter de trabalhar e pagar sua própria faculdade à noite. Caso não disponham do dinheiro, simplesmente não terão acesso ao ensino superior.

Com base nesses argumentos, o relator concluiu que a medida é justa e que cabe ao governo federal dar o imprescindível apoio aos estudantes que não possuam recursos para custear seus estudos de nível superior.

Pelo que estabelece o projeto, caberá ao Poder Executivo criar o Programa Nacional de Bolsas de Estudos para os alunos carentes das instituições privadas, determinando ainda as provisões dos recursos para implementá-lo no próximo Orçamento da União.



19/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto limita número de alunos por turmas em escolas públicas e privadas

ALUNOS DE ESCOLAS PRIVADAS ISENTAS DE IMPOSTO TERÃO REPRESENTANTES EM CONSELHO

Projeto cria programa de bolsa de estudo para alunos carentes do ensino superior

Bolsa de estudos para alunos carentes do ensino superior da rede privada é aprovada na CE

Incentivos para que escolas privadas de ensino básico ofereçam bolsas a alunos pobres gera controvérsia

69% das escolas públicas de tempo integral têm maior parte de alunos do Bolsa Família