Alvaro Dias alerta o governo para a necessidade de mudar a economia



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) alertou o governo para a necessidade de mudanças nos rumos da economia, para diminuir a pressão social cada dia maior. Os sinais de agravamento da crise são evidentes: o dólar sobe, o risco Brasil também, enquanto os índices da Bolsa de Valores recuam, acrescentou.

Segundo o senador pelo Paraná, o país passa pelo "caos da falta de autoridade e de competência", conjugado com inibição criativa, fatores que prejudicando a economia. "É preciso encontrar meios de convocar a sociedade para conter esse processo", advertiu.

Para Alvaro Dias, há sinais evidentes de que se aproxima uma situação internacional desfavorável, com a perspectiva de juros mais altos nos Estados Unidos - o que atrairá os investidores -, e evidências de alta nos preços do petróleo.

Na análise do senador, o governo perdeu a oportunidade de baixar os juros a níveis de 9% reais, no ano passado, quando a conjuntura mundial era bem mais favorável. "Agora ficou mais difícil", reconheceu, dizendo que uma economia que não emprega, não oferece segurança aos investidores estrangeiros. Somente na cidade de São Paulo, nos dias de hoje, há mais de 2 milhões de desempregados.

Alvaro Dias lamentou ainda que o governo tenha, na sua opinião, rasgado a "bandeira branca da ética", estando preso a escândalos de corrupção que se repetem. Este é outro a afastar os investidores estrangeiros, apontou.



20/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias alerta governo federal para riscos de crise de liquidez na economia mundial

Osmar Dias alerta para a necessidade de fazer girar a roda da economia brasileira

Alvaro Dias alerta para risco de escalada autoritária em novo governo

Alvaro Dias critica gestão da economia no governo Dilma

Mão Santa alerta o governo para a necessidade de contenção de gastos

Alvaro Dias diz que CPI sobre Waldomiro é "necessidade imperiosa"