Alvaro Dias diz que CPI sobre Waldomiro é "necessidade imperiosa"



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o caso de Waldomiro Diniz, ex-assessor parlamentar do Planalto, é "uma necessidade imperiosa". Na avaliação do senador, "não adianta o governo insistir na estratégia de banalização do instrumento da CPI, propondo várias delas, pois a única que dispõe de um fato determinado para investigar, como exige a legislação, é a de Waldomiro".

- O escândalo está chegando aos calcanhares de Lula e isso é o suficiente para derrubá-lo, se não houver seriedade e transparência nas investigações, somente possível numa CPI. Não entendo o PT: sempre adorou CPIs, agora foge delas como o diabo da cruz. Tenho certeza de que o eleitor não vai esquecer, nem perdoar, essa fuga covarde - disse.

Alvaro Dias ressaltou que um governo sério, diante de suspeição grave sobre qualquer de seus integrantes, deve optar pelo caminho do afastamento dos implicados até o final das investigações. "Se forem inocentes, voltarão com plenos direito", disse.

O senador explicou que as suspeitas não somente maculam a imagem do governo como trazem impactos negativos na economia. Ele frisou que "não se pode admitir conivência nem complacência com indícios de corrupção".

- Será que o PT conseguirá escapar do caso Waldomiro e de uma CPI sobre o assunto? Não acredito - afirmou.

O senador pelo Paraná lembrou que até o líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), já admitiu ser necessário investigar as atividades de Waldomiro durante o período em que atuou na assessoria da Casa Civil.

- Isso é salutar, por ser preciso acabar com esse momento triste e melancólico de afronta à ética que o PT está vivendo, depois de 24 anos de militância com fé, pelos valores morais e pela honestidade - disse.

Apartes

Em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) observou que o governo se arrasta na inércia há mais de um ano, mas não conseguirá fazê-lo por muito mais tempo.

- As notícias são difíceis na economia, com a Bolsa de Valores estagnada e os investidores se acautelando. Na política, é o caos que todos estão vendo - disse Arthur Virgílio.

Também em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público sobre o caso Waldomiro Diniz estão avançando e que, na ocasião certa, o ministro José Dirceu virá ao Congresso Nacional para dar todas as explicações.

Para o senador Mão Santa (PMDB-PI) o Brasil se transformou num país de "jogatina desenfreada", apesar de todas as proibições da Constituição. Por isso é necessária a instalação da CPI sobre o caso Waldomiro, para "destruir o biombo" onde se escondem narcotráfico, lavagem de dinheiro e corrupção nos governos.



19/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANTONIO CARLOS: "DEMOS DEMONSTRAÇÃO DA NECESSIDADE IMPERIOSA DO LEGISLATIVO"

Alvaro Dias defende instalação de CPI para apurar Waldomiro

Alvaro Dias destaca reportagem da "IstoÉ Dinheiro" que liga Gushiken a Waldomiro

Alvaro Dias alerta o governo para a necessidade de mudar a economia

Alvaro diz que anúncio de CPIs é estratégia do governo para abafar caso Waldomiro Diniz

Alvaro Dias: valores democráticos devem prevalecer sobre os econômicos na decisão sobre a Venezuela