Alvaro Dias alerta para crise na saúde em todo o mundo até 2015



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) alertou, em discurso nesta terça-feira (18), para uma crise no setor de saúde nas próximas décadas. Ele citou estudo do Instituto IBM, demonstrando que a crise se agravará até 2015, "não apenas no Brasil, mas em todo o mundo". O senador manifestou, sobretudo, preocupação com a situação da saúde no Brasil,que considera caótica já na atualidade.

- As duas primeiras décadas do século 21 serão caracterizadas pela crise no sistema de saúde ao redor do mundo. Isso se dará em decorrência das pressões de custo e qualidade de acesso.

Ainda citando o estudo, Alvaro Dias salientou que a demanda por serviços de saúde cresce mais rapidamente que a oferta e do que a capacidade da população de pagar por eles. Mudanças como o aumento da população envelhecida e doente, e alterações demográficas, forçarão a uma revisão nos sistemas de saúde, assinalou.

- Decisões difíceis terão que ser tomadas para evitar o impasse. Se os números citados pelo Instituto IBM mostram estrangulamento nos sistemas de países que direcionam volumes expressivos de recursos para a saúde, imaginem os riscos que enfrentamos no Brasil - alertou o senador.

Alvaro Dias citou ainda dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), segundo os quais o primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, teve o menor gasto em saúde per capita desde 1995: apenas R$ 176.



18/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias alerta para agravamento da situação do atendimento à saúde no mundo

Alvaro Dias alerta para crescimento da crise no campo

Alvaro Dias alerta governo federal para riscos de crise de liquidez na economia mundial

Osmar Dias alerta para a crise na agricultura

Alvaro Dias lê artigo de FHC e alerta para 'autoritarismo popular'

ÁLVARO DIAS ALERTA PARA RISCO DE PRIVATIZAÇÃO DA COPEL