ÁLVARO DIAS ANUNCIA RESULTADOS POSITIVOS DE SUAS DENÚNCIAS



Duas denúncias formuladas nas últimas semanas pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) em plenário já produziram resultados, segundo informou o senador nesta segunda-feira (dia 25). A Justiça concedeu liminar proibindo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de homologar a licitação que concede à empresa estatal espanhola Hispasat o direito de explorar satélite de comunicação brasileiro, enquanto o ministro dos Transportes cancelou o resultado da licitação da Estrada da Ribeira, entre Paraná e São Paulo, que estaria superfaturada em 30%..
A soberania brasileira está ameaçada com a possibilidade de a estatal espanhola explorar satélite brasileiro para transporte de sinas de telecomunicações, segundo Álvaro Dias, já que a Hispasat é instrumento de política pública do governo espanhol. O senador lembra que o princípio da soberania está estampado nos artigos 1º e 170, inciso I, da Constituição federal brasileira, ao passo que o artigo 4º encerra a inexistência de subordinação do Estado. .
Álvaro Dias ressalta que a Hispasat não poderia nem mesmo participar da concorrência, já que, segundo o edital, empresa estrangeira teria que integrar consórcio com empresa brasileira. A empresa também não preenche várias outras exigências, como as declarações de registro no CREA e de que tem em seu quadro permanente profissional com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). .
- Não se trata de xenofobia, mas uma súplica à observação da disposição expressa da lei que veda a dependência de nossas telecomunicações à ingerência de qualquer Estado estrangeiro, pois isto significa desrespeito e ameaça à nossa soberania e à nossa independência, que, num momento de globalização como o que enfrentamos neste fim de século, ganha ainda mais importância quando o setor econômico em discussão é atividade essencial ao Estado e à população - disse Álvaro Dias. .
Advertindo que o governo perde a credibilidade quando não assume compromisso de combate implacável à corrupção, o senador aplaudiu a decisão do ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, que cancelou o resultado da licitação da Estrada da Ribeira. Segundo Álvaro Dias, o preço da obra está superfaturado em 30%, causando prejuízo de R$ 14 milhões aos cofres públicos. Álvaro reconhece a importância da estrada e espera que ela seja contratada por preço justo. .
Álvaro Dias prometeu ainda novo pronunciamento para esta quarta-feira (dia 27) depois da acareação que será realizada pela manhã na Comissão de Assuntos Sociais entre o diretor do Instituto Nacional do Desenvolvimento do Desporto (Indesp), Luís Antônio Bufara, e o ex-presidente do órgão, Manoel José Gomes Tubino, a respeito de denúncias envolvendo o Ministério do Esporte e Turismo.

25/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias anuncia requerimento para ouvir novo diretor-geral do Dnit sobre denúncias

Álvaro Dias faz balanço dos resultados da CPI do Futebol

Álvaro Dias louva resultados que advirão da CPI do Futebol

Alvaro Dias diz que CPI, mesmo sem ser instalada, já produz resultados

Alvaro Dias quer saber por que ministros não liberam suas emendas

ÁLVARO DIAS PROPÕE QUE INDÚSTRIA DE AGROTÓXICO DESTRUA SUAS EMBALAGENS