Alvaro Dias aponta caos institucional no país



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou em Plenário, nesta quinta-feira (9), o que considerou uma confusão causada pelo governo federal na administração do país. Segundo o parlamentar, a aproximação das eleições de 2014 tem levado freqüentemente o governo a adotar posições contraditórias em relação a temas importantes, na tentativa de agradar o maior número possível de grupos políticos.

- No presidencialismo forte, o que se vê é a presidente da República ausente dos grandes debates que buscam entendimento nacional para reformas de profundidade. E todos sabemos que no presidencialismo forte como o brasileiro, sem que a Presidência da República participe, e articule, sobretudo por possuir uma maioria esmagadora no Congresso Nacional, as reformas não ocorrem - disse.

Alvaro Dias citou exemplos de debates travados recentemente no Congresso sobre assuntos de interesse nacional - a reforma do ICMS, a desoneração da folha de pagamentos e a MP dos Portos (MP 595/2012) - que demonstrariam a falta de organização da coordenação política do governo federal.

Na avaliação de Alvaro Dias, o clima de insegurança jurídica derivado da falta de um posicionamento claro do governo sobre esses temas poderá levar o país a ter dificuldades em captar recursos privados internos e externos para aplicar, por exemplo, no setor de infraestrutura.

O senador condenou ainda a decisão da presidente Dilma Rousseff de receber em seu gabinete, no Palácio do Planalto, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Na visão do senador, o fato de a lisura da eleição estar sendo questionada pela oposição venezuelana exige uma posição mais neutra.

- É inaceitável que o governo brasileiro ofereça neste momento um palco para o Sr. Maduro exercitar a sua retórica belicosa - afirmou.



09/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias aponta desorganização institucional do país e defende reforma política

Alvaro Dias diz que caos aéreo é sintoma do caos governamental

Alvaro Dias elege o caos na saúde pública como um dos grandes problemas do país em 2009

Alvaro Dias aponta aumento da violência no país

Alvaro Dias aponta corrupção e alta carga tributária como entraves ao crescimento econômico do país

Alvaro Dias aponta insuficiência de investimentos do PAC