Álvaro Dias apresenta sugestões de combate à violência no futebol à Comissão de Segurança
O senador Álvaro Dias (PDT-PR) anunciou nesta quarta-feira (27) estar encaminhando à Comissão Mista de Segurança Pública documento com as principais sugestões recolhidas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol para conter a violência nos estádios. São sugestões de medidas preventivas contra provocação de tumulto, conduta inconveniente, porte de arma de fogo, porte ilegal de arma branca e outras infrações.
O parlamentar considerou de grande irresponsabilidade o que se verifica na administração dos estádios e do futebol brasileiro. Ele disse que freqüentemente o público que comparece a jogos é submetido a riscos inevitáveis. Como exemplo, alertou que, nesta quarta-feira, a seleção brasileira joga em Fortaleza, num estádio que se encontra em obras, com um enorme volume de material de construção "à disposição da violência".
Observando que a criminalidade cresce de forma assustadora no país, Álvaro Dias afirmou que a população brasileira não pode aguardar dos trabalhos da Comissão Mista de Segurança a solução definitiva desse problema. Em sua opinião, as causas do crescimento da criminalidade vão da falta de oportunidade para uma vida digna, situação enfrentada por milhares de brasileiros, até a ineficiência do poder público no combate à violência.
Ele não acredita que apenas uma reforma legislativa possa conter o crescimento da criminalidade, mas reconheceu que o Congresso estava devendo à sociedade uma ação objetiva para ajudar o país a enfrentar o problema. De acordo com o senador, não há interação entre os entes da federação para enfrentar a violência. E mais grave ainda, no seu entender, é a falta de autoridade governamental.
- Onde o governo afrouxa, o banditismo folga. Isso é notório. Nos estados onde a autoridade pública se impõe com rigor, há uma redução expressiva dos índices de criminalidade - afirmou ainda Álvaro Dias.
27/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Álvaro Dias aguarda do governo MP com sugestões da CPI do Futebol
Álvaro Dias pede a Tebet segurança para assessores da CPI do Futebol
Alvaro Dias apresenta requerimento para investigar evasão de divisas no futebol
Álvaro Dias destaca trabalho de ONG no combate à violência
Alvaro Dias apresenta projeto que proíbe contingenciamento de verbas para segurança pública
Márcio Braga apresenta sugestões à CPI do Futebol