Álvaro Dias pede a Tebet segurança para assessores da CPI do Futebol



O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol, senador Álvaro Dias (PDT-PR), solicitou ao presidente do Senado, Ramez Tebet, providências no sentido de garantir a integridade física dos servidores públicos que assessoram os trabalhos daquela comissão. Ele informou que desde abril deste ano alguns dos assessores têm recebido ameaças, algumas veiculadas pela imprensa ou retransmitidas por repórteres, e outras por meio de ligações telefônicas anônimas.

Álvaro Dias leu ofício recebido do presidente da Associação dos Consultores Legislativos e dos Consultores de Orçamento do Senado Federal (Alesfe), Paulo Chaves de Rezende Martins, que pede garantias para que os servidores possam desempenhar suas funções com tranqüilidade. No documento, a entidade também pede que seja requerida às autoridades competentes a devida apuração dos fatos.

- Repudiamos, em nome também do senador Geraldo Althoff (PFL-SC), relator, e dos demais integrantes da CPI, as sórdidas ameaças, que se constituem em filhas da covardia, produzidas no anonimato por aqueles que certamente temem a ação moralizadora de uma comissão parlamentar de inquérito - afirmou Álvaro Dias.

O senador pelo Paraná destacou o trabalho, a dedicação e a competência dos servidores do Senado e de outros órgãos federais que estão colaborando nas investigações. Ele acrescentou que a CPI abriu "a chamada caixa-preta do futebol" e está desvendando crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e a ordem tributária, evasão de divisas, sonegação e elisão fiscal, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.

- É preciso que os que ameaçam saibam que não conseguirão atemorizar o trabalho destes profissionais que assessoram a CPI - disse Álvaro Dias.

O senador informou que encaminhou à Polícia Federal fita cassete contendo a gravação de algumas das ameaças anônimas feitas por meio de telefonemas.

O presidente Ramez Tebet solicitou cópia do ofício da Alesfe e também das fitas com as ameaças e comprometeu-se a pedir que a Polícia Federal contribua para garantir o êxito dos trabalhos da CPI. Ele também determinou à segurança da Casa que redobre os esforços no sentido de garantir a integridade física de todos os integrantes da comissão parlamentar de inquérito.

16/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias apresenta sugestões de combate à violência no futebol à Comissão de Segurança

Para Álvaro Dias, conclusão da CPI do Futebol pode dar novo rumo ao futebol brasileiro

Alvaro Dias quer PF investigando a mansão em que ex-assessores de Palocci reuniam-se

PARA ÁLVARO DIAS, HÁ INCOMPETÊNCIA NA GESTÃO DO FUTEBOL

Alvaro Dias pede à Câmara votação de projeto que proíbe contingenciamento de verbas destinadas à segurança pública

Álvaro Dias: CPI contribuirá para nova fase do futebol brasileiro